12/07/2022

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP realiza aula inaugural no Centro de Simulação e Treinamento A aula, que foi ministrada pelo professor Dr. Tercio de Campos, contou com a participação de alunos do primeiro ao sexto ano do Curso de Medicina da FCMSCSP

A Liga de Cirurgia de Emergência e Trauma (LECE) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) inaugurou o novo Centro de Simulação e Treinamento com aula de “Manejo de Vias Aéreas”. A aula inaugural foi ministrada pelo professor Dr. Tercio de Campos, do Departamento de Medicina da Faculdade, e realizada no novo ambiente do Centro, localizado na rua Jesuíno Pascoal, 121 – Vila Buarque – São Paulo (SP).

O espaço é composto por cinco salas, sendo a Sala Avançada, para a realização de simulação; a Sala de Habilidades, para aprimorar as práticas dos alunos após a simulação; duas Salas de Observações; e uma Sala de Aula, para debater o que foi aprendido durante a atividade.

Na aula inaugural estavam presentes alunos do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina da FCMSCSP, todos membros da LECE e que se inscreveram previamente. Inicialmente, o professor Tercio realizou perguntas sobre casos de pacientes e sobre os possíveis quadros que dão entrada a um Pronto-Socorro com o objetivo de identificar qual a primeira ação que o médico deveria realizar para auxiliar da melhor forma esse paciente. A rodada de perguntas foi feita pela plataforma on-line Mentimeter.

faculdade-santa-casa-sp-centro-de-simulacao-e-treinamento

Depois, foram realizadas duas simulações com quatro voluntários diferentes para cada caso. Após, a turma se reuniu para debater o que foi feito de positivo, o que poderia ser feito de modo diferente para auxiliar o paciente e para tirar dúvidas sobre a experiência. O objetivo da aula, para além de inaugurar o Centro de Simulação e avaliar o que pode ser aprimorado no espaço, foi compreender o passo-a-passo do atendimento, o que pode ameaçar a vida de um paciente e quais as melhores soluções para manejo de vias aéreas. Além disso, com a aula, os alunos puderam se sentir mais seguros na prática do atendimento, em especial, em como entubar o indivíduo.

De acordo com o professor, ter um Centro de Simulação disponível aos alunos é fundamental para uma formação com qualidade, para melhor preparar o aluno para o atendimento real a um paciente. “Obviamente, a simulação (com bonecos) não substitui o paciente, mas acrescenta, dá mais segurança, porque o aluno tem a teoria, sabe como fazer as coisas e tem mais preparo para agir em situações reais”, diz.

O doutor também aponta que não é somente situações em emergência que o mecanismo pode simular, mas também auxiliar no tratamento correto no momento de informar uma notícia grave a um paciente ou como fazer um atendimento pediátrico. “Temos um simulador tecnológico, que permite experimentar várias situações distintas”, diz o professor.

Com um número maior de alunos do que o orientado para uma simulação comum, a aula inaugural foi bem proveitosa, onde os estudantes interagiram e prestaram atenção o tempo todo. Para ele, aulas assim, em que o estudante é o centro das atenções, é a melhor forma de aprendizado. “A gente fica bastante feliz quando realiza uma atividade que se consegue orientar efetivamente, porque assim os alunos passam a conhecer as dificuldades e como se preparar melhor para atender os pacientes”, conclui.

O Centro de Simulação e Treinamento da FCMSCSP será utilizado por alunos de todos os cursos de Graduação e de todos os semestres da Faculdade. Para utilizar o espaço é necessário realizar agendamento. As instruções para reservas serão divulgadas aos alunos no retorno das férias, em agosto.