Categories: Sem categoria

Direção da FCMSCSP recebe dirigentes do CEVAP/UNESP para tratar de parcerias técnicas em ensino, pesquisa e inovação

A Diretoria Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), por meio do seu diretor, professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, e de seu vice-diretor, professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, recebeu nesta quarta-feira (1º/fev) o coordenador executivo do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Dr. Rui Seabra Ferreira Jr., e o professor e pesquisador do CEVAP/UNESP, Dr. Benedito Barraviera.


Na foto, o diretor da FCMSCSP, professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci (E); o professor e pesquisador Dr. Benedito Barraviera e o coordenador executivo do CEVAP, Dr. Rui Seabra Ferreira Jr., ambos da UNESP; e o vice-diretor da FCMSCSP, professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia (Foto: Tiago Gomes Pereira/FCMSCSP)


Na oportunidade, os dirigentes discutiram a viabilidade do desenvolvimento de sinergias e parcerias técnicas entre as instituições de ensino e pesquisa. Um dos projetos de cooperação que deverá ser implementado entre a FCMSCSP e o CEVAP/UNESP será uma cooperação técnico-científica, visando a troca de experiências entre alunos e docentes das instituições em áreas como tecnologia e inovação, pesquisa clínica e vacinas.

Fábrica de biofármacos do CEVAP/UNESP será inédita na América Latina

A UNESP, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está construindo em seu campus localizado em Botucatu (SP), o Centro Nacional de Biofármacos e Biomoléculas que fará lotes-piloto de biofármacos. O Centro faz parte da estratégia do Ministério para produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) em território nacional por instituições e pesquisadores brasileiros por meio da Rede ProIFA/MCTI.

De acordo com o MCTI, a construção do Centro tem previsão de se encerrar no final de 2023. A fábrica, inédita na América Latina, seguirá as Boas Práticas de Fabricação e Laboratorial (Good manufacturing practice). Isso significa que terá capacidade de produzir amostras para pesquisa e que poderão ser utilizadas para testes clínicos em humanos. O espaço terá 1.470 metros quadrados e abrigará laboratórios de pesquisa e espaço de trabalho colaborativo ou cooperativo (coworking), para hospedar startups de biotecnologia.

 

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

7 meses ago