Categories: Sem categoria

FCM/Santa Casa promove Fórum pelo Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Fotos disponíveis para download no Flickr da  FCM/Santa Casa de SP

Você é um bom ouvinte? A pergunta, estampada em um selo autoadesivo entregue para alunos e professores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de SP, é um desafio à reflexão sobre como lidamos com pessoas com gagueira.  A distribuição aconteceu no contexto do Fórum pelo Dia Internacional de Atenção à Gagueira, celebrado em 22 de outubro/2019. O evento, organizado no mesmo dia pela Profa. Dra. Sandra Cristina Fonseca Pires, docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCM/Santa Casa de SP, instigou os alunos a ponderarem sobre as questões que envolvem a gagueira, vislumbrando um universo que vai além da intervenção fonoaudiológica.

Para subsidiar o debate, a primeira atividade do Fórum foi a exibição do premiado documentário “Quando eu Gaguejo “ (When I Stutter), produzido pelo norte-americano John Gomez, cineasta e mestre em Distúrbios da Comunicação . O filme traz depoimentos de pessoas com gagueira em diferentes estágios da vida e do tratamento da desordem da fala. Elas falam de suas experiências e esforços em comunicar-se para estudar, trabalhar, namorar ou mesmo conversar com um atendente ao telefone. Narrado por um ator que tem gagueira e também dá seu depoimento, o longa-metragem foi reconhecido internacionalmente por aumentar a consciência da população em geral sobre as dificuldades vividas por estas pessoas.

“A parte técnica da terapia fonoaudiológica é fundamental, mas é preciso considerar também a história de cada pessoa, suas vivências, para ajudar a dar voz a todas elas”, salientou a fonoaudióloga Daniela Veronica Zackiewicz, que participou do Fórum após o término do documentário. “Ao ser questionada sobre a gagueira, minha filha, então com 8, anos respondeu: ‘Eu não sou gaga, eu só gaguejo’. Para ela, a gagueira é uma característica e não algo que a define por completo”, exemplificou.

Mãe de duas crianças com gagueira, Daniela idealizou o projeto Oficina de Fluência juntamente com a fonoaudióloga Luciana Andrea Contesini.  “Trata-se de uma forma diferente de abordar a gagueira, possibilitando que crianças, adolescentes e familiares compartilhem seus sentimentos e pratiquem estratégias para aprimorar a comunicação e a fluência”, explica Daniela. Das oficinas, resultam produções coletivas que podem ser usadas para falar sobre o assunto com familiares, professores e amigos.

“Nós olhamos para a pessoa como um todo, e não somente a patologia”, enfatizou a fonoaudióloga Renata Donadeli, que apresentou as ações da Associação Brasileira de Gagueira, organização não governamental fundada em 2004 com o objetivo de defender, elevar e manter a qualidade de vida de pessoas que gaguejam.  “Lutamos para que as pessoas sejam respeitadas em sua forma de falar”, completou.

O Fórum foi enriquecido com depoimentos presenciais de pessoas que gaguejam e da mãe de uma criança pequena com o distúrbio. “Meu filho passou a isolar-se. É muito doloroso vê-lo sendo excluído”, desabafou.

Ao final do encontro, a professora Sandra Pires disponibilizou o atendimento da Clínica de Fonoaudiologia da Santa Casa de São Paulo. “No quarto ano do curso, nossos alunos realizam atendimentos de clínica adulto e infantil, quando têm oportunidade de atender pessoas que gaguejam, sob supervisão”, informou.

Como ser um bom ouvinte

Dicas da Oficina de Fluência:

  • Não interrompa e nem complete a frase de quem está falando
  • Preste mais atenção ao conteúdo que está sendo compartilhado do que às rupturas que ocorrem na fala
  • Procure manter a calma e estabeleça um contato visual natural
  • Não peça para a pessoa ficar calma, falar devagar ou respirar. A gagueira é involuntária e não é causada por fatores emocionais
  • Se você agir com naturalidade e respeito, você ajuda as pessoas que gaguejam a se sentirem mais confiantes

 

Saiba mais:

Site do documentário “Quando eu Gaguejo”

Associação Brasileira de Gagueira

Oficina de Fluência

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

7 meses ago