Categories: Sem categoria

Homeopatia, um olhar mais atento ao paciente

A homeopatia, especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980, vem chamando cada vez mais a atenção tanto de médicos em busca de uma formação mais humanista como de pacientes que optam por tratamentos alternativos. A principal característica da especialidade é a escuta atenta, feita em longas consultas com anamneses bem detalhadas, e um olhar mais abrangente sobre o paciente. O outro pilar fundamental da homeopatia é o tipo de remédio usado nos tratamentos, feitos com extratos provenientes dos reinos animal, mineral e vegetal e sempre muito diluídos.

“A homeopatia tem a visão do ser humano em sua integralidade, usando medicamentos dos diversos reinos da natureza”, resume Oswaldo Cudízio Filho, homeopata e pediatra pela Associação Médica Brasileira (AMB) e coordenador do curso de pós-graduação em homeopatia que Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) acaba de lançar. “Para médicos especialistas em outras áreas, a homeopatia agrega conhecimentos fortalecendo a visão do conceito saúde X doença, e aumentando o seu arsenal terapêutico”.

Ao contrário da alopatia, o tratamento homeopático foca no paciente e na história da doença, estimulando o organismo a processar a autocura.  Com o uso de medicamentos homeopáticos, preparados a partir de uma solução de álcool e água (tinturas) e diluídos muitas vezes para diminuir os efeitos colateriais. A super diluição faz com que o remédio seja tomado em pequenas doses, com uma frequência maior e por mais tempo que os medicamentos alopáticos – daí a expressão popular “em doses homeopáticas”.

Experimentos e relatos de pacientes mostram que a ciência criada pelo alemão Samuel Hahnemann (1755-1843) no final do século 18 é resoluta em muitos tipos de tratamentos – nas alergias de pele e respiratórias, por exemplo, e daí o sucesso da homeopatia entre crianças – e como tratamento auxiliar em casos de doenças mais severas, como câncer.

A especialidade também tem resultados positivos em casos de depressão e ansiedade. Para a jornalista Débora Toledo, o uso das “bolinhas”, aliada à psicoterapia, foi fundamental para a retirada dos remédios alopáticos após uma forte crise de pânico. “Após o desmame do antidepressivo e do ansiolítico, fiquei insegura em ter uma nova crise de ansiedade”, conta Débora. “Foi quando troquei o psiquiatra pela homeopata. Desde então, há quatro anos, nunca mais tive crise nem precisei usar mais ansiolítico.”

A verdade é que se antes a homeopatia era tida como uma alternativa à alopatia, hoje ela é mais vista como uma prática complementar à medicina convencional. Tanto que, desde 2006, ela faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, sendo oferecida gratuitamente em unidades da rede pública. Em São Paulo, uma lei de 2017 estabeleceu a criação do Serviço de Atendimento Homeopático nos hospitais municipais.

Como parte de políticas públicas, a homeopatia é uma ótima aliada na atenção primária da saúde da população, evitando o aumento de doenças crônicas e do número de internações e procedimentos médicos que têm altos custos para os cofres públicos.

No curso recém-lançado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, coordenado por Oswaldo Cudízio Filho em conjunto com os professores Igor Polonio e Mauro Prado da Silva, o foco é capacitar o profissional de saúde para a prática da homeopatia, proporcionando o domínio dos conceitos fundamentais da especialidade e permitindo a vivência destes conceitos através da prática ambulatorial. “Além disso, trará ao médico subsídios teórico-práticos para o desenvolvimento e condução de pesquisas cientificas na área”, finaliza Cuzídio Filho.

Saiba mais sobre o curso aqui, com inscrições até 26 de março de 2021.

CINCO CURIOSIDADES SOBRE A HOMEOPATIA

1. Origem

A Homeopatia foi criada no fim do século 18 pelo médico alemão Samuel Hahnemann. Foi trazida ao Brasil em 1840 por Benoit-Jules Mure, discípulo de Hahnemann, teve seu ensino oficializado em 1918, e passou por altos e baixos até ser reconhecida como especialidade médica na década de 1980.

2. Doses homeopáticas

A origem dos remédios pode ser dos 3 reinos da natureza (animal, mineral e vegetal). Há também medicamentos preparados a partir de radiações e de outras fórmulas industriais. São bem diluídos, preparados a partir de uma solução de álcool e água.

3. Fala que eu te escuto

As consultas homeopáticas são famosas por serem muito detalhadas. Isso porque, para o homeopata, interessa saber o máximo possível de informações sobre como o paciente reage a situações externas e ao seu modo de vida.

4. Inspirado em Hipócrates

A Homeopatia é fundada em um princípio chamado Lei dos Semelhantes, segundo o qual substâncias que são capazes de desencadear num indivíduo saudável um conjunto de sinais e sintomas pode curar estes sintomas se for aplicada corretamente, e na dose certa, em um indivíduo doente – ideia anteriormente defendida pelo pai da medicina, Hipócrates.

5. E contando…

De acordo com a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), há cerca de 2.900 médicos homeopatas no Brasil, responsáveis pelo atendimento de 50 milhões de pessoas.

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

7 meses ago