Categories: Sem categoria

Professoras da Faculdade da Santa Casa de SP participam da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas

Professora Karina Calife está entre as oito docentes da FCMSCSP que participam da nova rede

No dia 23 de abril, houve o lançamento da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas, iniciativa que visa ampliar o debate público sobre a atual situação da pandemia de covid-19 no país e as suas consequências sociais, econômicas e psíquicas, agravadas pela ausência de políticas públicas para conter o avanço da doença.

Mais de 2 mil cientistas aderiram à rede, assinando um documento disponível no site do movimento. Entre as ações propostas, está a produção de um relatório com os achados de pesquisas já desenvolvidas pelas cientistas da Rede para subsidiar os debates da CPI da Covid-19.

Integram a rede 8 cientistas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo  (FCMSCSP):

1. Ana Luiza Navas – Curso de Fonoaudiologia;
2. Gabriela Furst Vaccarezza – Departamento de Saúde Coletiva;
3. Karina Calife – Departamento Saúde Coletiva da FCMSCSP e Katia Cristina Bassichetto – integrante do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde da População LGBT+ (NUDHES), vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP;
4. Maria Amélia Veras – Departamento de Saúde Coletiva, coordenadora geral do NUDHES;
5. Marta Campagnoni Abdrade – Departamento de Saúde Coletiva;
6. Renata Mourão Macedo – Departamento de Saúde Coletiva;
7. Thamires Monteiro de Medeiros – Departamento de Saúde Coletiva.

A Rede busca atuar, sobretudo, em defesa da vida e bem-estar das mulheres no atual cenário de morte, aumento do desemprego, sobrecarga no cuidado dos familiares, insegurança alimentar, violência doméstica, restrição do acesso a tratamentos de saúde ou a medidas relacionadas à saúde reprodutiva, moradia e condições sanitárias inadequadas. Some-se a esse contexto a desigualdade de gênero, a misoginia, o sexismo e o racismo que ainda prevalecem na cultura brasileira.

As propostas das pesquisadoras são:

• Estimular a construção coletiva de soluções por meio do debate sobre a covid-19 e a situação da mulher brasileira com diversas esferas da sociedade, como gestores públicos, movimentos feministas e populares, jornalistas e associações profissionais.
• Atuar em parceria com gestores públicos, em diferentes níveis da federação, oferecendo conhecimento técnico, sob a forma de cartilhas e protocolos, para ampliar a capacidade de resposta desses órgãos públicos.
• Compartilhar experiências positivas de resposta à pandemia, sobretudo as periféricas, tanto de auto-organização de comunidades (Paraisópolis, Complexo do Alemão etc.) como de governos locais (Niterói, Araraquara etc.), com ênfase na participação das mulheres nesses processos.

Durante o webinário de lançamento, foram apresentados os três eixos da organização: Mulheres, Políticas Públicas e Ciência. A professora Karina Calife, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade da Santa Casa de São Paulo e integrante do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas, falou sobre o eixo Mulheres, junto com as professoras Elaine Nascimento (UFPI), Flávia Biroli (UnB).

A professora Karina Calife, que é médica sanitarista, falou sobre a importância de ouvir as mulheres cientistas e incluir o olhar de gênero nas discussões e planejamento das ações de combate à covid-19. “Promover a ciência sob a perspectiva de gênero é possibilitar a inclusão da mulher ao pensar e construir políticas públicas em relação à pandemia. As mulheres representam 77% dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença. Também devemos considerar aquelas que trabalham em outros serviços essenciais, bastante precarizados, como limpeza, nutrição e compras de supermercado”.

Assista ao webnário de lançamento:

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

7 meses ago