Categories: Sem categoria

Dr. Noedir Stolf ministra palestra sobre História do Transplante Cardíaco

Powered by flickr embed.

A convite da Liga de Cirurgia Cardiovascular – Curso de Introdução da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), o Prof. Dr. Noedir Antonio Groppo Stolf ministrou, dia 16/5, palestra sobre a História do Transplante Cardíaco.

Dr. Stolf possui doutorado em Medicina (Cirurgia Torácica e Cardiovascular) pela Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (1971). Obteve o título de Livre-Docente em Clínica Cirúrgica, também pela FMUSP (1975). No período de setembro de 2006 a maio de 2012, exerceu a função de Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da FMUSP. Atualmente, é Professor Sênior da FMUSP. Participa como revisor ou membro de Conselho Editorial do Annals of Thoracic Surgery, Arquivos Brasileiros de Cardiologia e Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Também é consultor Parecerista da FAPESP e CNPq.

Na mesma data, o Dr. Luiz Antonio Rivetti ministrou a palestra “Heart Team: uma ideia inovadora”. “A indignação com alguma situação que não aceitamos ou compreendemos é essencial para o desenvolvimento técnico e científico”, afirmou.

Dr. Rivetti, graduado em 1970 pela FCMSCSP, cursou Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular no período de 1971 a 1975 na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). Concluiu o Doutorado em Medicina (Cirurgia) pela FCMSCSP em 1990. Atualmente, é Professor Adjunto desta Instituição Universitária e, desde maio de 1996, é Chefe de Clínica Adjunto na ISCMSP. Tem experiência na área de Cirurgia Cardiovascular, sendo de sua criação o “shunt intracoronário”, com patente nos Estados Unidos da América, aprovada pelo FDA, e que permite a realização da Cirurgia de Revascularização do Miocárdio sem circulação extracorpórea, desde 1983. Desenvolve grandes experiências internacionais nesta área. Detém ainda duas outras patentes no Brasil, ambas na área de Telemedicina.

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago