15/5/2019

Dr. Noedir Stolf ministra palestra sobre História do Transplante Cardíaco Atividade foi da Liga de Cirurgia Cardiovascular da FCMSCSP

Powered by flickr embed.

A convite da Liga de Cirurgia Cardiovascular – Curso de Introdução da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), o Prof. Dr. Noedir Antonio Groppo Stolf ministrou, dia 16/5, palestra sobre a História do Transplante Cardíaco.

Dr. Stolf possui doutorado em Medicina (Cirurgia Torácica e Cardiovascular) pela Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (1971). Obteve o título de Livre-Docente em Clínica Cirúrgica, também pela FMUSP (1975). No período de setembro de 2006 a maio de 2012, exerceu a função de Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da FMUSP. Atualmente, é Professor Sênior da FMUSP. Participa como revisor ou membro de Conselho Editorial do Annals of Thoracic Surgery, Arquivos Brasileiros de Cardiologia e Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Também é consultor Parecerista da FAPESP e CNPq.

Na mesma data, o Dr. Luiz Antonio Rivetti ministrou a palestra “Heart Team: uma ideia inovadora”. “A indignação com alguma situação que não aceitamos ou compreendemos é essencial para o desenvolvimento técnico e científico”, afirmou.

Dr. Rivetti, graduado em 1970 pela FCMSCSP, cursou Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular no período de 1971 a 1975 na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). Concluiu o Doutorado em Medicina (Cirurgia) pela FCMSCSP em 1990. Atualmente, é Professor Adjunto desta Instituição Universitária e, desde maio de 1996, é Chefe de Clínica Adjunto na ISCMSP. Tem experiência na área de Cirurgia Cardiovascular, sendo de sua criação o “shunt intracoronário”, com patente nos Estados Unidos da América, aprovada pelo FDA, e que permite a realização da Cirurgia de Revascularização do Miocárdio sem circulação extracorpórea, desde 1983. Desenvolve grandes experiências internacionais nesta área. Detém ainda duas outras patentes no Brasil, ambas na área de Telemedicina.