O dia 17 de janeiro de 2021 será lembrado pelo início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Além de ser um marco importante para a saúde pública brasileira, em especial para o SUS (Sistema Único de Saúde), responsável pela execução do Plano Nacional de Imunização, a imagem da primeira brasileira sendo vacinada mostra a importância deste momento.
Mônica Calazans, primeira pessoa a tomar a Coronavac no Brasil, enfermeira, atua na linha de frente na luta contra a pandemia. Contudo, devemos destacar outra personagem imprescindível nesse momento histórico. Jéssica Pires de Camargo, enfermeira e ex-aluna do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva da FCMSCSP, foi quem realizou a aplicação da vacina.
Segundo PARECER COREN – BA N⁰ 015/2016, a equipe de vacinação deve ser formada pelo enfermeiro e pelo técnico ou auxiliar de enfermagem, sendo ideal a presença de dois vacinadores para cada turno de trabalho.
A FCMSCSP, a fim de promover o aprimoramento de enfermeiros para atuação na Atenção Primária à Saúde e no Sistema Único de Saúde, realiza o curso de pós-graduação em Enfermagem em Saúde Coletiva. O curso tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências técnicas, políticas e administrativas de enfermeiros para o trabalho em saúde pública.
Conheça nosso curso: https://fcmsantacasasp.edu.br/enfermagem-em-saude-coletiva
(Imagem: Coren SP)
O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…
A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …
O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…
O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…
Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…
Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…