19/01/2021

Início da vacinação contra covid-19 Jéssica Pires de Camargo, enfermeira e ex-aluna do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva da FCMSCSP, foi quem realizou a aplicação da vacina.

O dia 17 de janeiro de 2021 será lembrado pelo início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Além de ser um marco importante para a saúde pública brasileira, em especial para o SUS (Sistema Único de Saúde), responsável pela execução do Plano Nacional de Imunização, a imagem da primeira brasileira sendo vacinada mostra a importância deste momento.

Mônica Calazans, primeira pessoa a tomar a Coronavac no Brasil, enfermeira, atua na linha de frente na luta contra a pandemia. Contudo, devemos destacar outra personagem imprescindível nesse momento histórico. Jéssica Pires de Camargo, enfermeira e ex-aluna do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva da FCMSCSP, foi quem realizou a aplicação da vacina.

Segundo PARECER COREN – BA N⁰ 015/2016, a equipe de vacinação deve ser formada pelo enfermeiro e pelo técnico ou auxiliar de enfermagem, sendo ideal a presença de dois vacinadores para cada turno de trabalho.

A FCMSCSP, a fim de promover o aprimoramento de enfermeiros para atuação na Atenção Primária à Saúde e no Sistema Único de Saúde, realiza o curso de pós-graduação em Enfermagem em Saúde Coletiva. O curso tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências técnicas, políticas e administrativas de enfermeiros para o trabalho em saúde pública.

Conheça nosso curso: https://fcmsantacasasp.edu.br/enfermagem-em-saude-coletiva

(Imagem: Coren SP)