Pós-graduação em fisioterapia: confira as áreas mais relevantes

Dentre as razões apresentadas para escolher uma pós-graduação em fisioterapia estão a busca por melhores salários, a necessidade de se profissionalizar, a conquista de um diferencial e as exigências do mercado de trabalho.

Independentemente do seu motivo, se já pensou em se especializar em alguma área da fisioterapia, mas não sabe por onde começar, esse artigo é para você. Nas linhas abaixo, reunimos algumas opções de especialização para fisioterapeutas com base nas mais procuradas e nas que possuem maior remuneração média.

Cursos de pós-graduação em fisioterapia mais buscados

O campo da fisioterapia é bastante amplo e oferece inúmeras oportunidades de cursos de especialização, por isso, às vezes, pode ser difícil escolher entre as muitas áreas disponíveis.

Para te auxiliar nessa busca, listamos abaixo algumas opções baseadas na alta procura e que apresentam mais espaço no mercado de trabalho.

1- Pós-graduação em Fisioterapia Musculoesquelética

A especialização em fisioterapia musculoesquelética surge como uma das opções mais buscadas atualmente devido à versatilidade de trabalho que apresenta no mercado.

O principal objetivo desta especialização engloba aspectos preventivos, curativos e reabilitadores em pacientes com afecções musculoesqueléticas, em nível ambulatorial ou em enfermaria.

Na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, temos a pós-graduação em Fisioterapia Musculoesquelética, uma especialização que previne, cura e reabilita pacientes com com afecções musculoesqueléticas.

O curso tem carga horária de 1.900 horas estruturadas em 15 meses e envolve módulo teórico e estágio nas seguintes áreas:

• Coluna, Trauma e ATM
  • Joelho, Esportes,  Pediatria e Quadril
  • Ombro, Cotovelo, Punho e Oncologia Ortopédica
  • Pé, Amputado e Linfedema

2- Fisioterapia Neurofuncional

Podendo atuar em clínicas, casas de repouso, centros de reabilitação e hospitais, os profissionais especializados em fisioterapia neurofuncional são aptos a auxiliar pacientes que perderam algumas funções cerebrais devido a situações graves como doenças degenerativas, traumas, acidentes, AVC etc.

O principal objeto desse fisioterapeuta é a prevenção e a reabilitação neurofuncional do paciente.

Em nossa faculdade, temos o curso de pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional, que tem carga horária de 1900 horas divididas em 15 meses.

Nesta especialização, o aluno tem acesso às seguintes disciplinas:

• Metodologia da Pesquisa
  • Reabilitação Adulto
  • Estágio em Reabilitação Adulto Ambulatório (prática)
  • Estágio em Reabilitação Adulto Enfermaria (prática)
  • Reabilitação Pediátrica
  • Estágio em Reabilitação Pediátrica Ambulatório (prática)
  • Estágio em Reabilitação Pediátrica Enfermaria (prática)

Para mais informações sobre essa especialização, clique no banner abaixo:

3- Fisioterapia Cardiovascular

Esse é um dos campos que sempre há alta demanda de fisioterapeutas porque as doenças cardiovasculares são as principais causas das mortes.

Uma especialização em fisioterapia cardiorrespiratória, por exemplo, pode auxiliar na reconstrução do tecido cardíaco e também realizar um trabalho preventivo.

Na FCMSCSP, disponibilizamos o curso de pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Metabólica, contando com 1.950 horas divididas em 13 meses.

Para essa especialização, temos as seguintes disciplinas:

• Fisioterapia Cardiorrespiratória Adulto
  • Fisioterapia Intensiva Adulto
  • Fisioterapia em Pediatria
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Módulo Prático: Pediatria
  • Módulo Prático: Enfermaria
  • Módulo Prático: Intensivo
  • Vivência Profissional Supervisionada

Para mais informações sobre essa especialização, clique no banner abaixo:

4- Fisioterapia Dermatofuncional

A especialização em fisioterapia dermatofuncional aborda os cuidados preventivos e tratamentos para situações como sequelas deixadas na pele por queimaduras e doenças, cicatrizes e ocorrências vasculares envolvendo o maior órgão do corpo humano.

A maior área de atuação é em hospitais e centros de reabilitação dermatológica.

5- Fisioterapia Geriátrica

O envelhecimento gera uma sequência de fatores, incluindo situações motoras. Para evitar restrições no movimento e auxiliar na recuperação da flexibilidade e no fortalecimento da musculatura, a especialização em fisioterapia geriátrica pode ser uma ótima escolha.

Além disso, ela também trabalha na redução de dores articulares e prevenção de quedas. Para o cuidado com a terceira idade, a FCMSCSP tem dois cursos de pós-graduação:

Fisioterapia no Envelhecimento Ativo, com duração de 13 meses e opções de horário vespertino ou matutino.

Gerontologia, com duração de 18 meses.

Agora que você já conhece as principais áreas de especialização em fisioterapia, vamos trazer as que são mais bem pagas.

Cursos de pós-graduação na FCMSCSP

Agora que você já conhece os cursos de pós-graduação em fisioterapia mais procurados, vamos apresentar as opções que oferecemos aqui na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fisioterapia Musculoesquelética

Como mostramos acima, esta formação é dedicada aos cuidados com problemas associados ao movimento musculoesquelético.

Conferir o curso aqui.

Fisioterapia Cardiorrespiratória

Essa especialização teve grande relevância atualmente, devido à pandemia da Covid-19, justamente porque trata da reabilitação de pacientes que sofreram doenças respiratórias.

Confira o curso aqui.

Fisioterapia Hospitalar

Essa é a especialização que trata diretamente os pacientes na enfermaria com o objetivo de prevenir complicações respiratórias, neurológicas e motoras.

Confira o curso aqui.

As demais opções de cursos que oferecemos podem ser encontradas nos links abaixo:

Todos os cursos de pós-graduação em fisioterapia disponibilizados pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo encontram-se em nosso site.