Conheça os motivos para especializar-se na área de Enfermagem Centro Cirúrgico

A Enfermagem Centro Cirúrgico é uma área responsável por prestar assistência em complexos setores do hospital, sendo eles: Centro Cirúrgico — onde os procedimentos mais complexos e de risco à vida do paciente são realizados — e no Centro de Material e Esterilização — onde os materiais que serão utilizados no hospital são processados e esterilizados.

Devido à importância destes centros, torna-se necessário requerer a atuação de enfermeiros altamente capacitados, especializados em relação aos conhecimentos técnico-científicos dos procedimentos cirúrgicos.

Onde o enfermeiro especialista pode atuar?

O enfermeiro especializado em Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização (CME) está apto a atuar em instituições públicas e privadas nas áreas de Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização.

Outras possibilidades incluem a atuação em empresas terceirizadas de esterilização e a atuação como representante comercial ou de educação em grandes empresas, nacionais e multinacionais, que são fornecedoras de equipamentos e insumos para as cirurgias e para a limpeza e esterilização de produtos para a saúde.

Já o enfermeiro especializado em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME está apto para atuar em instituições públicas e privadas nas áreas:

– Centro cirúrgico (CC) onde são realizados procedimentos mais complexos e de risco à vida do paciente;

– Sala para Recuperação Pós-anestésica (SRPA) onde o paciente é observado nas primeiras horas após a cirurgia;

– Centro de Material e Esterilização (CME), onde é processado e esterilizado todo o material a ser utilizado em um hospital;

– Outras possibilidades incluem a atuação em empresas terceirizadas de esterilização e a atuação como representante comercial ou de educação em grandes empresas, nacionais e multinacionais, que são fornecedoras de equipamentos e insumos para as cirurgias e para a limpeza e esterilização de produtos para a saúde.

Faça sua especialização na Faculdade da Santa Casa de São Paulo

Compreendendo a importância deste profissional, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece o curso de pós-graduação em Enfermagem Centro Cirúrgico.

O programa do curso está estruturado para capacitar enfermeiros para atuar com confiança nestes setores, mediante a aquisição de conhecimentos técnico-científicos específicos.

Dentre os principais diferenciais está o estágio prático supervisionado  com no máximo seis alunos por grupo em dois renomados hospitais em São Paulo. Além disso, no caso do curso de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME, o conteúdo programático aborda aspectos físicos e organizacionais da sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), gestão de recursos humanos e materiais na SRPA, assistência de enfermagem no período pós-operatório imediato, complicações no período pós-operatório imediato e as ações de enfermagem.

Os objetivos do curso são:

  • Capacitar enfermeiros para atuação especializada em  Centro Cirúrgico e CME, mediante a aquisição de conhecimentos técnico-científicos específicos;
  • Abordar aspectos técnicos, científicos, ético-humanos e filosóficos da assistência de enfermagem sistematizada ao cliente submetido aos procedimentos cirúrgicos;
  • Capacitar o aluno com fundamentação teórica e prática para a assistência de enfermagem no período perioperatório;
  • Analisar a inserção do enfermeiro na equipe interdisciplinar e sua atuação no gerenciamento da equipe de enfermagem;
  • Discutir as tendências atuais e futuras na utilização dos recursos tecnológicos aplicáveis em centro cirúrgico, recuperação anestésica e CME;
  • Fornecer subsídios para a produção de novos conhecimentos na área de enfermagem em Centro Cirúrgico e CME respeitando princípios éticos e legais;
  • Desenvolver habilidades para a gestão de unidades de centro cirúrgico e CME.

Os cursos têm 18 meses de duração, com opção de turma durante a semana e durante o final de semana. Você pode ver mais informações por meio deste depoimento do Coordenador do curso de Enfermagem em Centro Cirúrgico, o Prof. Dr. Reginaldo Adalberto de Luz. 

GOSTOU DESSE CURSO? ENTÃO SAIBA MAIS E INSCREVA-SE PARA AS TURMAS DE 2024!