Veja a importância de fazer uma pós-graduação em Enfermagem

O principal objetivo da pós-graduação é aprofundar os conhecimentos, fornecendo um aprendizado específico ao enfermeiro, isto é, tornando-o especialista numa determinada área, além de auxiliá-lo para atender melhor o paciente por meio de capacitação.

Outros objetivos são:

  • Atualizar o pós-graduando quanto aos novos conhecimentos sobre a área de saúde;
  • Promover atualização quanto a novas tecnologias;
  • Capacitar o estudante para promover um atendimento mais humanizado;
  • Preparar o pós-graduando para lidar com novas doenças e protocolos.

Entenda a importância da pós-graduação para a área de Enfermagem e veja como se especializar.

Qual é a importância de uma pós-graduação para a área de Enfermagem?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, fazendo surgir uma demanda latente por altos níveis de conhecimento científico e técnico por parte dos enfermeiros, aptos a lidar com tecnologias e inovações que surgem nos meios terapêuticos e diagnósticos.

Assim sendo, cursar uma a pós-graduação para a área de Enfermagem é importante e pode ser o diferencial no sucesso profissional de um enfermeiro, abrindo portas para novas possibilidades e vagas de trabalho que sejam condizentes com seus objetivos de vida.

Por meio da pós-graduação, é possível se especializar em áreas essenciais e aumentar a qualificação do enfermeiro, que passa a atuar de modo mais direcionado e, além de conseguir melhores oportunidades, poderá oferecer um tratamento ainda mais especializado e humanizado aos pacientes. 

Nesse sentido, é importante conhecer as áreas de pós-graduação em Enfermagem para então tomar a decisão sobre qual frente se especializar. 

Quais são as áreas de pós-graduação em Enfermagem?

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece cursos de pós-graduação para a área de Enfermagem, preparando profissionais nas mais diversas frentes do conhecimento para que possam atuar de forma especializada nom ercado de trabalho. No site, é possível obter mais informações acerca de cada modalidade de curso e conferir especificidades técnicas, como carga horária e abordagens. Conheça as especialidades:

Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar

O curso tem como base a formação de enfermeiros em Urgência e Emergência e é permeado pela abordagem humanizada e pelo aperfeiçoamento da capacidade de assistência e planejamento em unidades de urgência e emergência, como o Pronto Socorro.

Tem como foco o atendimento de adultos e populações especiais, trabalhando conceitos de Neonatologia, Pediatria, Geriatria, Maternidade, Psiquiatria e Obesidade. O curso também visa melhorar a qualidade dos atendimentos pré, trans e intra-hospitalar e a atuação durante catástrofes. Saiba como se especializar

Enfermagem na Assistência ao Adulto em Unidade de Terapia Intensiva

O curso de pós-graduação para a área de Enfermagem na Assistência ao Adulto em Unidade de Terapia Intensiva se baseia na especialização do enfermeiro acerca de questões envolvendo assistência, gestão, ensino e pesquisa.

Entre as atribuições do aluno durante o curso, é possível salientar o desenvolvimento de um raciocínio clínico que permita planejar uma assistência de Enfermagem mais humanizada; o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas para acompanhar o paciente em estado crítico, assim como assistir seus familiares; o desenvolvimento de habilidades para gerenciar o trabalho em UTIs; e a realização de estudos investigativos em UTIs. Clique aqui para saber mais.

Enfermagem Clínica e Cirúrgica

Essa pós-graduação visa capacitar os profissionais para que possam prestar assistência sistematizada integral aos pacientes adultos e idosos que estejam internados em clínicas e hospitais.

Tem como base a fundamentação técnico-científica para o desenvolvimento de habilidades assistenciais e gerenciais, tornando o enfermeiro apto a conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Conheça essa especialização 

Enfermagem em Saúde Coletiva

A Especialização em Enfermagem em Saúde Coletiva torna o enfermeiro apto a desenvolver habilidades técnicas, administrativas e políticas envolvendo a Enfermagem no trabalho de Atenção Primária à Saúde no SUS, auxiliando nas práticas em Saúde Coletiva e na saúde como um direito humano. Especialize-se em Saúde Coletiva. 

Enfermagem em Neonatologia e UTI Neonatal

O curso tem como intuito aprofundar os conhecimentos do enfermeiro acerca da assistência ao recém-nascido e sua família.

Para isso, o curso propõe a ajudar o enfermeiro no desenvolvimento de habilidades e técnicas científicas que o tornem preparado para planejar uma assistência otimizada em Unidades Neonatais. Saiba como se inscrever no curso.

Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização (CME)

A Pós-graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização tem como intuito a profissionalização de enfermeiros para atuarem de maneira especializada na frente de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME, por meio de conteúdos técnicos e científicos específicos. Veja como se especializar.

Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização

O curso visa capacitar enfermeiros para atuarem de forma especializada na área de centro cirúrgico, recuperação anestésica e centro de material e esterilização, a partir de habilidades adquiridas por meio de conhecimentos específicos da área. Saiba como ser especialista no assunto.

Foto: Reprodução/Freepik/@freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *