O que é Medicina do Trabalho?

A área é uma especialidade cujo objetivo é atuar na prevenção de doenças do exercício profissional e controle de riscos ambientais. Além disso, está relacionada às normas do governo que as organizações precisam seguir no investimento da saúde do trabalhador. 

O que é Medicina do Trabalho no contexto organizacional

As normativas da área tem como propósito fazer com que trabalhadores desempenhem as suas funções sem colocar em risco a sua qualidade de vida. As organizações se atentam com mais abrangência para essa questão, fazendo com que a Medicina do Trabalho seja cada vez mais procurada como aspecto de qualidade na produção. Essa procura, inclusive, reflete num amadurecimento dos setores, e os profissionais da área são inseridos em um ótimo cenário de desenvolvimento de carreira. 

Objetivos da Medicina do Trabalho

Em linhas gerais, o objetivo da Medicina do Trabalho é atuar na prevenção de doenças às quais os trabalhadores estão vulneráveis na sua atividade profissional. O médico atua aplicando um programa de proteção, isto é, o programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), de acordo com cada área de atuação do trabalhador na empresa. Além disso, o médico da área também indica, segundo a função do trabalhador, os exames a serem feitos rotineiramente, para que a saúde seja acompanhada. 

A Medicina do Trabalho é essencial na manutenção da vida do trabalhador, por meio da qual são indicados, por exemplo, equipamentos de proteção individual (EPI), para que a vida do trabalhador esteja segura, especialmente quando estão inseridos em ambientes insalubres. Além disso, é essencial também na orientação sobre postura, bons hábitos e exercícios físicos, que podem potencializar o bem-estar dos profissionais. Em relação à legislação da área, as normas estão inseridas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Além disso, a Medicina do Trabalho também visa conciliar as necessidades do mercado, sem que a saúde dos trabalhadores seja colocada em zona de perigo, e fazer o informe sobre as responsabilidades e limites desses profissionais. É realizado um trabalho de conscientização sobre os limites de suas atividades, para que não se exponham. 

Além de entender o que é Medicina do Trabalho, é importante saber as principais patologias que abalam os trabalhadores:

  • Problemas de visão;
  • Asma ocupacional;
  • Lesão por esforço repetitivo (LER);
  • Dermatose ocupacional;
  • Catarata ocular;
  • Antracose pulmonar;
  • Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT);
  • Silicose;
  • Estresse;
  • Doenças psicossociais;
  • Surdez (temporária ou definitiva).

Especializa-se para atuar pela melhora da saúde do trabalhador

O curso de Pós-graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) prepara o médico para ação a nível individual, avaliando cada trabalhador com enfoque na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e/ou diagnóstico precoce, além das orientações específicas de acordo com a característica do indivíduo e suas queixas.

A especialização também habilita a exercer ações coletivas, com enfoque no perfil da população de trabalhadores, visando diminuir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O profissional da área promove a saúde ao propor programas, como, por exemplo, doenças cônicas não transmissíveis caso o perfil da população se enquadre na faixa etária mais acometida ou atuar nas doenças infecto-contagiosas, como em campanhas de vacinação (gripe, febre amarela, etc.), dependendo do perfil do adoecimento da região que atua.

O curso transmite conhecimentos atualizados referentes as legislações relacionadas a Saúde e Segurança do Trabalhador, como as Normas Regulamentadoras e questões previdenciárias.

A pós-graduação é oferecida na modalidade presencial e é composto por aulas teóricas, aulas práticas em Ambulatórios de Doenças Ocupacionais e fazendo visitas às empresas de diferentes ramos de atividades.

O objetivo do curso visa:

  • A formação de médicos que já atuam ou irão ingressar na área da saúde do trabalhador;
  • Capacitação para lidar com as relações entre a saúde dos trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção das doenças e dos acidentes do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida.

INSCREVA-SE PARA A TURMA DE MEDICINA DO TRABALHO DE 2024

Foto: Reprodução/Freepik/stefamerpik