Com envelhecimento da população, assistência especializada é uma área com alta empregabilidade

O envelhecimento é uma fase da vida influenciada por diversos fatores e determinantes, como a diminuição das funções fisiológicas e das capacidades físicas, como, por exemplo, a perda de força, massa óssea, flexibilidade, velocidade, redução da massa muscular e aumento da gordura corporal. Essas alterações também podem provocar o aparecimento de doenças, como as cardiovasculares, neurológicas e respiratórias. 

Em 2005, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi responsável por definir o envelhecimento ativo como o “processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas”.

Por isso, o papel do profissional de Fisioterapia no Envelhecimento Ativo é fundamental por contribuir não só para a prevenção de doenças, mas também para a promoção da independência e qualidade de vida dos idosos. Para atuar na promoção de um envelhecimento saudável e pela qualidade de vida dos idosos, é necessário fazer uma Pós-graduação em Fisioterapia no Envelhecimento Ativo, oferecida pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

A seguir, você conhecerá mais sobre a profissão e sobre o curso da FCMSCSP.

A atuação do fisioterapeuta na saúde do idoso

O programa de Fisioterapia no Envelhecimento Ativo envolve tanto os idosos que possuem alguma comorbidade, quanto os que ainda não têm nenhum acometimento, mas que visam prevenir agravos e mudar hábitos. 

Dessa forma, é possível observar uma melhora nas ações do cotidiano e, em alguns casos, o idoso passa a fazer atividades que antes não conseguia, como, por exemplo, caminhadas e atividades de lazer, colaborando para o entendimento e aceitação do processo de envelhecimento, o que reflete diretamente na melhoria do seu estado psicológico. 

Para atingir esses objetivos, o fisioterapeuta aplica exercícios terapêuticos adequados para cada indivíduo, como: 

  • exercícios de fortalecimento muscular (isométricos e isotônicos);
  • exercícios respiratórios;
  • mobilização passiva e ativa; 
  • alongamentos; 
  • exercícios em AVD (Atividades de Vida Diária);
  • caminhadas;
  • treino de equilíbrio.

O profissional especialista em Fisioterapia no envelhecimento ativo deve pensar em todos os exercícios de maneira eficaz e simples considerando as limitações e as necessidades de cada um, de modo a traçar uma conduta que seja especial para a prevenção de doenças ou a reabilitação do paciente

No entanto, o trabalho do fisioterapeuta vai muito além da orientação durante os exercícios. Em primeiro lugar, é preciso desenvolver uma avaliação geriátrica ampla conversando com o paciente. 

Além disso, o profissional deve estar atento aos sinais das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), como a manutenção de tarefas domésticas e o gerenciamento das finanças, e das Atividades de Vida Diária (AVDs), como alimentação e higiene.

Como a mudança de comportamento dos pacientes é um dos pilares da Fisioterapia, o profissional precisa conversar com o indivíduo sobre a qualidade de vida, ajudando-o a observar o que pode ser melhorado em prol da saúde e do bem-estar.

Áreas de atuação

O mercado de trabalho para o fisioterapeuta especialista em geriatria é bastante promissor.

Há muitos campos de atuação nos setores privado e público, entre eles:

  • Hospitais e Unidades Básicas de Saúde;
  • Centros de convivência para idosos;
  • Instituições de permanência em médio e longo prazo;
  • Programas e serviços de assistência domiciliar;

Especialize-se pela Faculdade da Santa Casa de SP

Com o crescimento da população idosa no Brasil, a Fisioterapia se torna uma importante ferramenta para amenizar o impacto dos déficits da capacidade funcional, causadas pelo envelhecimento. Assim, o curso de Pós-graduação em Fisioterapia no Envelhecimento Ativoda Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)visa proporcionar uma visão compreensiva dos desafios enfrentados pela população idosa e forma profissionais capazes de encontrar soluções para reabilitação e prevenção.

Dentre os principais objetivos do curso estão:

  • Promoção do conhecimento teórico para uma abordagem fisioterápica prática e concisa;
  • Capacitação para a elaboração de diagnóstico fisioterapêutico, planejamento e prescrição do plano de reabilitação, levando em conta o contexto da saúde do idoso;
  • Preparar o aluno para atuar preventivamente, atuando na a minimização dos efeitos do envelhecimento.

O profissional que realizar este curso se depara com uma rica infraestrutura para melhor capacitá-lo. Esta infraestrutura conta com salas de aulas, auditórios, laboratórios de informática, fisiologia, cinesioterapia, eletroterapia, mecanoterapia, habilidades técnicas, ventilação mecânica, morfologia, multidisciplinar, patologia, centro de ensino em simuladores e centro de ensino e treinamento e laboratório de análise de marcha 3D com 12 câmeras.

Além disso, o aluno poderá fazer as 78h de prática supervisionada tanto na clínica escola localizada no Hospital da Santa Casa de São Paulo, quanto em Unidades Básicas de Saúde (UBS) parceiras.

GOSTOU DO CURSO? INSCREVA-SE PARA A PRÓXIMA TURMA!

Foto: Reprodução/Freepik/@wavebreakmedia