Conheça o projeto Pílulas da Saúde, do Programa de Mestrado em Pesquisa em Cirurgia da Faculdade

O ‘Pílulas da Saúde da Santa’ é um projeto em que alunos e professores do Programa de Mestrado em Pesquisa em Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) trazem temas de saúde de extrema relevância para a comunidade, com o objetivo de auxiliar na prevenção e na melhor qualidade de vida de todos.

Até o momento desta publicação, foram publicados 28 episódios que explicam desde doenças mais conhecidas como Diabetes e Incontinência Urinária, até as mais complexas como a Reserva Ovariana e Torção de Testículos.

Ademais, os mestrandos e docentes da Faculdade também explicaram o que acontece se utilizar soro fisiológico e cotonete de forma incorreta.

No último episódio, Felipe Nunes Dionisio, mestrando do Programa de Pós-graduação em Pesquisa em Cirurgia da Faculdade, fala sobre a Articulação Temporomandibular (ATM), onde está localizada e os possíveis motivos e o que fazer em casos de dores e barulhos nessa articulação.

Segundo Felipe, ATM é a junção da boca que liga a mandíbula à cabeça, resultando na abertura e fechamento da boca. Além disso, o mestrando também comenta como podem surgir os estalos ao abrir e fechar de boca, o ranger de dentes e as dores na articulação e na cabeça ao acordar. “Se você range os dentes à noite ou aperta os dentes, e nem sabe que aperta, às vezes é silencioso, você gera tensão a essa articulação”, diz.

“A causa mais comum é a ansiedade. A pessoa por estar ansiosa, preocupada, nervosa, acaba apertando os dentes, porque não consegue descansar, o que gera tensões na musculatura e na articulação”, explica Felipe.

Quando isso ocorre, o mestrando sugere o pronto encaminhamento a um fisioterapeuta, dentista ou médico especialista na área, bem como simples exercícios que o paciente pode realizar na ATM, a fim de gerar alívio na região.

Assista o episódio na íntegra:

Como acompanhar o projeto?

É possível acompanhar os novos episódios pelo Instagram e pelo youtube da FCMSCSP.

Acesse este link e confira a playlist completa do projeto.

Como participar do Pílulas da Saúde da Santa?

É aluno ou professor do curso de Pós-graduação em Pesquisa e Cirurgia e quer fazer parte do projeto? Então clique aqui e confira as orientações de como você pode mandar seu vídeo.

Participe e ajude na disseminação do conhecimento científico na promoção da saúde!

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail: comunicacao.marketing@fcmsantacasasp.edu.br