Somente termos exatos

vem pra santa

Pós-graduação Stricto Sensu

Pesquisa em Cirurgia | Mestrado Acadêmico

O programa de Mestrado em Pesquisa em Cirurgia abrange a multiprofissionalidade envolvida no âmbito das diversas especialidades cirúrgicas, através de investigações clínicas ou experimentais, sendo inter e transdisciplinar e com estímulo à interinstitucionalidade. Neste programa stricto sensu, o aluno deve cumprir o núcleo de disciplinas formativas, necessárias para sedimentar conceitos de ensino e pesquisa, cujo propósito é prepará-lo para o exercício da docência e da pesquisa, expô-lo à metodologia científica, com ferramentas que o estimulem a ter julgamento crítico da informação, desenvolvendo e estimulando o auto aprendizado e a educação continuada.

• 24 meses

Áreas de Concentração – Linhas de Pesquisa

Áreas de Concentração/ Linhas de Pesquisa

O programa de Pesquisa em Cirurgia, nível Mestrado Acadêmico, conta com três Áreas de Concentração e nove Linhas de Pesquisa.

Clique nas Áreas de Concentração abaixo para conferir as Linhas de Pesquisa correspondentes.

1.1 – DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E APLICABILIDADE DE NOVAS TÉCNICAS CIRÚRGICAS E USO DE BIOMATERIAIS

Descrição: Experimento no desenvolvimento e criação de técnicas de abordagem no procedimento cirúrgico com ou sem o uso de novos materiais.

Docentes envolvidos: Roberto Augusto Caffaro / José Eduardo Lutaif Dolci / Luiz Antônio Rivetti / Giancarlo Cavalli Polesello / Marcel Menon Miyake / Marianne Yumi Nakai.

1.2 – MICROCIRURGIAS, CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS, COM USO DE NOVAS TÉCNICAS OU MATERIAIS CIRÚRGICOS

Descrição: Estudo do uso de materiais e técnicas que possibilitem uma menor agressão cirúrgica ao paciente e com isso uma recuperação mais rápida e adequada.

Docentes envolvidos: Paulo Augusto Ayroza Galvão Ribeiro / Luiz Antônio Rivetti /Giancarlo Cavalli Polesello / José Carlos Esteves Veiga / Antônio Pedro Flores Auge / Luiz Gustavo Morato de Toledo / Marianne Yumi Nakai / Guilherme Brasileiro de Aguiar / Ricardo Landini Lutaif Dolci.

1.3 – PREVENÇÃO, AVALIAÇÃO E PREPARO DO ATO CIRÚRGICO E DO PÓS OPERATÓRIO

Descrição: Estudo dos cuidados necessários para evitar ou minimizar possíveis riscos ao paciente cirúrgico.

Docentes envolvidos: Marcelo Vaz Perez.

2.1 – ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS E SEUS SINTOMAS PRÉ E PÓS CIRÚRGICOS

Descrição: A necessidade de cuidados aos pacientes cirúrgicos no sentido de amenizar possíveis comprometimentos anestésicos ou invasivos.

Docentes envolvidos: Roberto Stirbulov/ Carlos Alberto Malheiros / Fernando de Andrade Quintanilha Ribeiro / Sônia Maria Rolim Rosa Lima.

2.2 – CIRURGIAS VISANDO O BEM-ESTAR E A REINSERÇÃO SOCIAL DA MULHER

Descrição: Estudo inerente aos procedimentos invasivos ou não, e o apoio na reinserção social da mulher, principalmente oncológica.

Docentes envolvidos: Helizabet Salomão Abdalla Ayroza Ribeiro / Vilmar Marques de Oliveira.

2.3 – QUALIDADE DE VIDA ANTES E/OU APÓS PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Descrição: Cuidados necessários para amenizar os sofrimentos que podem ocorrer antes ou após os procedimentos cirúrgicos em determinadas doenças.

Docentes envolvidos: André de Campos Duprat/ Nilson Roberto Severino, Vera Lúcia dos Santos Alves / José Carlos Esteves Veiga/ Antônio Pedro Flores Auge / Luis Gustavo Morato de Toledo / Marcel Menon Miyake.

3.1 – AGRESSÃO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS.

Descrição: Avaliação tecidual humana ou animal quanto ao seu comportamento frente a processos que interferem na sua recuperação.

Docentes envolvidos: Paulo Roberto Lazarini / Roberto Meves / Nilson Roberto Severino.

3.2 – CIRURGIA DOS DISTÚRBIOS DO COMPORTAMENTO CELULAR E CICATRIZAÇÕES.

Descrição: Referente ao estudo das características no comportamento tecidual quanto ao seu desenvolvimento e reparação.

Docentes envolvidos: Fernando de Andrade Quintanilha Ribeiro / Antonio José Gonçalves / Luiz Arnaldo Szutan / Roberto Saad Jr. / Paulo Kassab.

3.3 – ESTUDO DAS ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS E METABÓLICAS RELACIONADAS AO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO.

Descrição: Referente ao comportamento normal ou patológico no processo da agressão cirúrgica tecidual.

Docentes envolvidos: Adhemar Monteiro Pacheco Jr. / Fábio Gonçalves Ferreira / Tercio de Campos / José Cesar Assef/ André de Campos Duprat.

Sobre o Curso

Perfil do aluno: Pessoas com  curso superior de diversas áreas de conhecimento e que possam interagir com a pesquisa para o desenvolvimento de especialidades médico-cirúrgicas.

Modalidade: Presencial

Periodicidade: De acordo com a programação de disciplinas oferecidas durante o programa.

Duração: 24 meses

Créditos para Titulação: 25 créditos

Processo Seletivo: Análise curricular e do projeto de pesquisa, em fluxo contínuo.

Informações Capes

Código CAPES: 33019010003P5

Área de Avaliação CAPES: MEDICINA III

Nota da CAPES: Mestrado Acadêmico : 3

Curso reconhecido de acordo com a Portaria MEC nº 609, de 14/3/2019 – DOU de 18/3/2019.

Disciplinas (grade)

Processo seletivo

As inscrições, o processo seletivo e as matrículas ocorrerão em fluxo contínuo de 22/01/2024 a 04/11/2024.

(11) 3367-7858 / 7869 / 7870 / 7750

pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Pesquisa em Cirurgia | Mestrado Acadêmico

Pós-graduação Stricto Sensu

Período de inscrição

22/01/2024 a 04/11/2024

Taxa de Inscrição

Veja o edital para mais informações.

Prof. Dr. Fernando de Andrade Quintanilha Ribeiro

Acessar o Lattes