Por que estudar Psicossomática na Faculdade da Santa Casa de SP?

A área da Psicossomática permite com que o profissional atue de forma interdisciplinar, visando estudar, compreender e aliviar os problemas físicos causados por sofrimento emocional.

Com uma abordagem humanística embasada por princípios científicos, o curso é voltado aos profissionais de saúde que buscam uma maior compreensão e estratégias de manejo para uma visão integral de seus pacientes.

A formação, que une conceitos da Psicologia e da Medicina, é uma ótima alternativa para os profissionais da área que desejam se especializar. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece um curso de Pós-graduação em Psicossomática, cujo principal objetivo é analisar e tratar os fenômenos e as patologias biopsicossociais pela ótica da relação mente e corpo.

A seguir, explicaremos um pouco mais sobre o curso e as principais características e benefícios da formação na FCMSCSP.

Áreas de atuação para o especialista em Psicossomática

O mercado de trabalho para profissionais que cursam Psicossomática geralmente é amplo e oferece diversas oportunidades em diferentes áreas da saúde e bem-estar. A compreensão da relação entre fatores psicológicos e sintomas físicos é valiosa em diversas áreas, e os profissionais que se especializam em Psicossomática podem encontrar oportunidades de emprego em:

Saúde Mental: Psicólogos, psiquiatras e terapeutas que possuem conhecimento em Psicossomática podem trabalhar em clínicas de saúde mental, hospitais psiquiátricos e consultórios particulares para ajudar os pacientes a lidar com questões emocionais que afetam sua saúde física.

Clínicas de Bem-Estar: Essas clínicas oferecem uma variedade de serviços, como terapia, massagem, acupuntura e yoga, onde profissionais com conhecimento em Psicossomática podem ser valorizados para ajudar os clientes a lidar com questões emocionais.

Faça sua especialização na Faculdade da Santa Casa de SP

O curso de Pós-graduação em Psicossomática da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é oferecido para médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, educadores físicos, psicopedagogos, nutricionistas e dentistas formados com registros ativos em seus respectivos conselhos de classe.

Com 480h de carga horária, o curso conta com uma estrutura que alinha teoria e prática, por meio de aulas expositivas e ambulatório com supervisão clínica. Dentre as disciplinas abordadas estão: Mecanismos de formação de doenças; Psiconeuroimunologia; Fases do desenvolvimento da personalidade; Psicossomática aplicada às disciplinas médicas; Psicossomática aplicada à área da saúde; Terminalidade da vida; Relação médico-paciente; Psicofarmacologia; Psicopatologia; e Monografia.

Para além da análise e tratamento dos fenômenos e patologias biopsicossociais pela ótica da relação mente e corpo, o curso também visa estudar a relação entre os aspectos psicológicos e emocionais de uma pessoa e os sintomas físicos que ela apresenta; e compreender  como fatores emocionais, como estresse, ansiedade, traumas e conflitos psicológicos, podem influenciar a saúde física e desencadear ou agravar doenças. Assim, o profissional se tornará mais capacitado para diagnosticar, tratar e acolher pacientes com diferentes doenças e níveis de gravidade.

Confira o depoimento do coordenador do curso, o Prof. Dr. Artur Zular.

GOSTOU DESSE CURSO? INSCREVA-SE PARA A PRÓXIMA TURMA!