Desafios da Medicina em 2022

A pandemia de Covid-19 causou mudanças profundas nos hábitos das pessoas, rompendo expectativas em relação ao futuro e planejamentos. Porém, com o crescimento das campanhas de vacinação, as pessoas puderam, novamente, pensar em suas vidas e na construção de um futuro próximo. 

Apesar disso, ao longo desse período, a Medicina passou por diversas mudanças e desafios que mudaram as perspectivas dos profissionais da área. Conheça alguns desses desafios a seguir.

Lifelong learning

O lifelong learning é um termo que diz que os colaboradores devem seguir “a vida toda aprendendo”. Isso é reforçado uma vez que a pandemia de Covid-19 fez com que os conceitos mudassem repentinamente, exigindo uma atualização frequente. O quadro exige, portanto, que os médicos estudem e aprendam novos assuntos todos os dias, a fim de oferecerem um serviço de qualidade aos pacientes.

Essa rotina de aprendizado pode ser aplicada em cursos de pós-graduação, por exemplo, participação em congressos, leituras de artigos, visitas a portais especializados na área e participação em outros circuitos que podem ser agregadores para a profissão.

Conduta contra o negacionismo

O negacionismo deve ser combatido, e essa é uma postura que ganhou luz com a pandemia de Covid-19. Parte-se da certeza de que Medicina e Ciência são irmãs, e que o negacionismo é uma ideologia que não aceita a comprovação dos fatos comprovados e documentados. 

Durante o período pandêmico, o movimento negacionista ganhou força, sendo influenciado, inclusive, por lideranças políticas. Tal postura agiu diretamente na descrença sobre o novo coronavírus e também a respeito das vacinas contra a doença, contribuindo para o prolongamento da pandemia. 

Avanço da telemedicina

O crescimento da telemedicina foi um dos reflexos da pandemia de Covid-19, um serviço que antes era visto com maus olhos por alguns usuários e profissionais da saúde. No entanto, o período de pandemia fez com que essa ferramenta fosse uma saída para a continuidade de atendimentos, mostrando-se como uma alternativa eficiente e que se manteve após a vacinação da população. 

Resta dizer que nem todos os tipos de atendimento médico são feitos on-line, dependendo, claro, do tipo de prática a ser investigada. Uma dessas práticas, por exemplo, são as consultas de rotina e exames para renovação de receitas. 

Desafios do estudante de Medicina

Dado todo esse cenário e os desafios que eles próprios já oferecem, separamos alguns dos principais cenários desafiadores pelos quais estudantes de Medicina podem passar:

  • Curso duradouro;
  • Rotina intensa;
  • Disposição e dedicação para a apreensão dos conteúdos;
  • Conteúdos variados e aprofundados;
  • Desenvolvimento da capacidade de escuta dos pacientes.

Conheça a Faculdade da Santa Casa de SP

Confira outros conteúdos como este no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e saiba mais sobre os nossos cursos.