Os desafios da Enfermagem

Os enfermeiros podem atuar em atividades voltadas à atenção primária à saúde, na unidade de saúde da família e nas unidades básicas de saúde, bem como em centros de atenção psicossocial. O egresso do curso de Enfermagem também poderá atuar na assistência voltada a consultorias individualizadas em aleitamento materno, em tratamento de feridas, tratamento de pé diabético, dor, terapias integrativas e outras. Há oportunidades também em outras áreas relacionadas à pesquisa e formação em saúde. A profissão é uma das mais tradicionais e exige dedicação aos estudos. O profissional é essencial no atendimento de pacientes com os mais diferenciados estados de saúde.

Campos de atuação da Enfermagem

Enfermeiros pode atuar em:

• Hospitais;
  • Atendimento em residências;
  • Ambulâncias;
  • UPAS.

Importância dos enfermeiros

Os enfermeiros são muito importantes para a assistência da saúde e de pessoas que integram a equipe de assistência ao paciente. O profissional agirá diretamente nas atividades práticas e administrativas que compõem o campo da saúde, além de prestar serviço técnico, em atividades de urgência e emergência em hospitais, na saúde pública e em postos de saúde.

Os profissionais podem agir na área administrativa, de gestão, em hospitais públicos, auditando e também no contexto técnico, com procedimentos e prestando auxílio para a equipe. Em epidemias, esse profissional é ainda mais essencial, por estarem na linha de frente do atendimento.

Desafios da enfermagem

Os maiores desafios dos profissionais estão associados a aspectos organizacionais, por conta da escassez de material, falta de assistência e ausência de mão de obra especializada de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de fisioterapeutas. Isso causa redução de equipe e resulta em um atendimento precário. Com isso, o administrativo e RH, além da falta de materiais, são desafiadores para a área de enfermagem, especialmente no setor público.

Além disso, outros desafios são encontrados:

• Salário;
  • Falta de valorização profissional;
  • Escassez materiais hospitalares;
  • Estrutura física inadequada;
  • Processos médicos;
  • Concorrência;
  • Responsabilidade elevada;
  • Rotina intensa;
  • Necessário disposição e dedicação;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Educação insatisfatória;
  • Grande carga de trabalho;
  • Abdicação de tempo em família;
  • Pressão dos pacientes e da sociedade;
  • Necessidade de atualização constante.

Quais as especializações de Enfermagem?

Um enfermeiro pode se especializar em diversas áreas:

• Psiquiatria;
  • Pediatria e neonatologia;
  • Enfermagem forense;
  • Geriatria;
  • Enfermagem de resgate;
  • Emergência;
  • Urologia.

Conheça a Faculdade da Santa Casa de SP

Agora que você conhece mais sobre Enfermagem, confira outros conteúdos como este no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e saiba mais sobre os nossos cursos.