Melhor faculdade de Medicina de São Paulo: conheça os cursos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa

Em 2021, o jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a Quero Educação, lançou o “Guia da Faculdade”. O ranking avalia faculdades públicas, privadas e cerca de 16 mil cursos superiores em todo o Brasil, selecionando os melhores programas e instituições, a partir da metodologia chamada “avaliação por pares”.

A avaliação do Guia da Faculdade é embasada na opinião de professores do ensino superior e na dos coordenadores de curso, que são questionados sobre o projeto pedagógico, para compreender se o corpo docente é qualificado e a infraestrutura do curso.

Ranking Guia da Faculdade do Estadão

Com o Guia da Faculdade, o jornal realizou o lançamento do ranking dos melhores programas de graduação do Brasil, incluindo a análise dos cursos superiores de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). A Faculdade oferece ainda outros dois cursos de graduação na área da saúde: Tecnologia em Sistemas Biomédicos e Tecnologia em Radiologia, áreas que, nesta edição, não foram avaliadas pela publicação. 

A partir do trabalho, os cursos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo receberam classificação de 4 estrelas — que significa “muito bons” —, estando a instituição classificada como a melhor entre as faculdades privadas de Medicina de SP. Além dos 5 cursos de graduação, a FCMSCSP oferece mais de 50 opções de pós-graduações, incluindo especializações, mestrados e doutorados. 

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: a melhor faculdade de Medicina de SP 

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é referência na área da saúde, possuindo um corpo docente altamente qualificado e qualidade de ensino, contando com nota máxima em avaliação do Ministério da Educação (MEC). Há 59 anos é referência no mercado educacional, atuando de maneira decisiva para ampliar horizontes de futuros e atuais profissionais da área da saúde.

Apenas cerca de 2,2% das 2.070 universidades brasileiras conseguem alcançar a nota máxima do MEC, e a FCMSCSP garantiu a nota 5 no ano de 2021, sendo que o curso de Medicina foi considerado o melhor do Brasil em relação a outras universidades privadas do ensino superior.

Além dessa avaliação, em 2018, a graduação em Enfermagem recebeu nota máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) e se tornou referência nacional de excelência no âmbito de pesquisa, extensão e de ensino.

No Vestibular 2022, a FCMSCSP teve um aumento de 50% das inscrições, sendo os cursos de Tecnologia em Radiologia, Fonoaudiologia, Enfermagem e Tecnologia em Sistemas biomédicos, respectivamente, os que mais registraram aumentos percentuais na procura. 

Portanto, para quem deseja obter um ensino de qualidade na área da saúde por meio de uma faculdade de excelência, cujo campus situa-se junto ao maior complexo hospitalar da América Latina, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é a melhor faculdade de medicina.

Crédito da foto: Irlaine Firmo/FCMSCSP