Por que estudar Radiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo?

Os profissionais da Tecnologia em Radiologia estão com uma alta e diversificada demanda no mercado de trabalho, visto que o curso alia saúde e tecnologia, garantindo segurança e precisão em diagnósticos e tratamentos.

Pensando nessa crescente busca, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) reuniu algumas informações sobre o que um tecnólogo faz em seu dia-a-dia, sendo que sua principal atribuição é o diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

Radiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: por que fazer?

A graduação tecnológica em Radiologia oferece os conhecimentos necessários para a execução de técnicas radiológicas que possibilitam diagnósticos e tratamentos de doenças.

Esse profissional é responsável pelo manejo de equipamentos para:

  • Diagnósticos por imagem
  • Radioterapia
  • Procedimentos da medicina nuclear
  • O tecnólogo em radiologia também prepara o paciente e o ambiente para os exames e tratamentos.

Uma das características mais relevantes do curso  na FCMSCSP está na formação prática, preparando o aluno para atuar em diferentes áreas de Radiologia.

Com este currículo, o manejo de diversos equipamentos que possibilitam diagnósticos e tratamentos de doenças, bem como se atualizar na Tecnologia em Saúde, incluindo por meio do uso de Inteligência Artificial.

Áreas de atuação

  • Clínicas, laboratórios e hospitais

A rotina de trabalho deste profissional envolve receber e orientar o paciente radiológico, aplicar as medidas preventivas, adquirir e manipular imagens, operar os equipamentos de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear e aplicar os protocolos de imagem ou tratamento com uso de ionizante.

  • Clínicas veterinárias

A área da radiologia veterinária não engloba apenas a técnica do Raio X, mas também a Tomografia Computadorizada, a Ressonância Magnética, a Medicina Nuclear Veterinária e a Radioterapia.

  • Empresas de radiologia odontológica

Nesta área, os profissionais de radiologia são responsáveis por gerar imagens da arcada dentária utilizadas na odontologia. Os exames podem ser divididos em radiografia intraoral e radiografia extraoral.

  • Indústrias alimentícias e cosméticas

As aplicações da radiação na indústria alimentícia e cosmética diminui a reprodução de micro-organismo e prolonga a vida útil do produto ou alimento.

 

  • Portos e aeroportos

Nestes locais, a utilização da tecnologia na segurança é uma prática muito comum e tecnologias, como o Raio X, são utilizadas para detectar substâncias proibidas, como explosivos e drogas.

Infraestrutura Completa

O aprendizado prático acontece em um dos maiores complexos hospitalares públicos do país: a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, mais conhecida como Santa Casa de São Paulo.

O estudante tem contato com as modalidades radiológicas disponíveis na Santa Casa:

  • Radiologia geral e contrastada
  • Tomografia computadorizada
  • Ressonância magnética
  • Mamografia com e sem estereotaxia
  • Litotripsia guiada por imagem
  • Angiografia
  • Hemodinâmica

Além disso, o aluno participa de atividades com radiologia convencional (química), computadorizada (CR) e digital direta (DR).

Reconhecimento do Mercado

A qualidade de ensino da FCMSCSP é reconhecida pelos empregadores. Os egressos de Tecnologia em Radiologia da FCMSCSP vão se deparar com um mercado com alta empregabilidade, resultado do avanço da tecnologia e de um aprendizado prático muito diverso ao longo da graduação.

Docentes altamente qualificados

O corpo docente do curso de Radiologia é composto, por grande maioria, por profissionais que também atuam diretamente em Radiologia ou Engenharia Hospitalar, o que garante uma troca de conhecimento e experiência de especialistas qualificados em suas áreas de atuação. Além disso, cerca de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado.

Sobre o curso da Faculdade da Santa Casa de SP

Com três anos de duração, o curso superior de Radiologia fornece 480h de estágio prático no Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e outros hospitais parceiros, ocorrendo a partir do terceiro semestre da formação.

Aprendizado prático

O aprendizado prático na Santa Casa exerce atividade assistencial direta, realizando análise crítica de pedidos de exames radiológicos, indicações de técnicas e materiais utilizados, interpretação das imagens e conclusões, que são registradas no laudo médico, radioterapia e procedimentos da medicina nuclear. O tecnólogo em radiologia também prepara o paciente e o ambiente para os exames e tratamentos.

Visitas à hospitais parceiros

Além da prática hospitalar, os alunos do curso de Radiologia também participam de uma disciplina prática de reconhecimento de equipamentos radiológicos na qual visitam o setor de imagem digital do Hospital Central da ISCMSP, o setor de imagem convencional do Hospital São Luiz Gonzaga e os setores de imagem, medicina nuclear e radioterapia do Hospital do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Além disso, algumas aulas práticas das disciplinas ocorrem nas dependências do Hospital Central ou do ICESP.

Nas visitas, o tecnólogo em Radiologia também visita o IPEN/CNEN no setor de radiofarmácia e reator nuclear. Para o próximo semestre, o curso de Radiologia pomoverá visitas eventuais em empresas parceiras.

Participação em eventos extracurriculares

O curso de Radiologia também estimula os alunos participarem de eventos extracurriculares, garantindo o máximo de aproveitamento nos três anos do curso, tais como: a Feira Hospitalar, a Jornada Paulista de Radiologia, o Simpósio de Tecnologia em Saúde e o Simpósio de Radiologia da FCMSCSP.

Informações básicas do curso da Faculdade da Santa Casa de SP:

  • Duração: 6 semestres (3 anos);
  • Turno: Noturno (19h às 22h40);
  • Mensalidade: R$ 600* | Ano de Referência: 2024 – Edital de Mensalidades Graduação.

*São oferecidas 50 bolsas integrais ou parciais para aprovados no Vestibular 2024 que comprovem baixa renda familiar.

Inscreva-se no Vestibular 2024 da Faculdade da Santa Casa de SP

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), uma das instituições de ensino mais tradicionais do país. Ao todo, são oferecidas 100 vagas, sendo 50 na modalidade Ampla Concorrência e 50 na modalidade Cota Social. O prazo final para as inscrições é 28 de setembro. O Vestibular é realizado pela Fundação Vunesp.

Curso de Tecnologia em Radiologia (Total de 100 vagas)

– 50 vagas para bolsas de 100% (modalidade Cota Social)
– 20 vagas para bolsas de 50% (modalidade Cota Social)
– 30 vagas para Ampla Concorrência