Tendências da Enfermagem em 2022

Por conta da pandemia da Covid-19, a área de Enfermagem se destacou, evidenciando não somente as questões de cuidado, que são responsabilidade dos enfermeiros, mas também as práticas e gestão dessas ações. O enfermeiro tem potencial para trabalhar na assistência direta, gestão, docência, pesquisa, empreendedorismo, dentre outras áreas. Nos próximos anos, há uma tendência de uma participação maior do enfermeiro em áreas como a pesquisa e na ampliação e qualificação da relação de cuidado direto com o paciente. Como podemos notar, há várias possibilidades de atuação do enfermeiro.

Também em função da pandemia do novo coronavírus, é importante destacar o avanço do empreendedorismo e das atividades que envolvem a assistência ambulatorial, os consultórios particulares, a assistência domiciliar, a realização de serviços como o gerenciamento de salas de vacinas, de clínicas de vacina, além da atuação em estruturas hospitalares, no que diz respeito às especificidades da assistência do paciente grave e nos cuidados de crônicos.

Importância dos enfermeiros

Os profissionais da saúde são essenciais no atendimento ao paciente, atuando em atividades práticas e administrativas que compõem o campo da saúde, prestando serviço técnico, em atividades de urgência e emergência em hospitais, na saúde pública e em postos de saúde.

Os enfermeiros podem agir na área administrativa, de gestão, em hospitais públicos, auditando e também no contexto técnico, com procedimentos e prestando auxílio para a equipe. Em epidemias, esse profissional é ainda mais essencial, por estarem na linha de frente do atendimento.

Algumas características de um bom profissional de Enfermagem

Conheça algumas características que um profissional da área deve ter:

• Ter conhecimento atualizado;
  • Ser proativo;
  • Ser um bom colega de trabalho;
  • Ser comprometido;
  • Saber se comunicar;
  • Ser um bom líder;
  • Trabalhar bem em equipe;
  • Ter uma natureza carinhosa com as pessoas;
  • Ser empático;
  • Ser um bom ouvinte;
  • Ser paciente;
  • Ter estabilidade emocional;
  • Conseguir se adaptar;
  • Ter resistência física e mental.

O que considerar antes de seguir na carreira

Quer ser um profissional da área? Considere estes pontos, antes da sua escolha:

• Objetivo do curso;
  • Áreas de atuação;
  • Pesquisa e docência;
  • Salário;
  • Vocação e amor pela profissão;
  • Grau de flexibilidade;
  • Possibilidade de realizar uma pós-graduação.

Conheça a Faculdade da Santa Casa de SP

Aprofunde os seus conhecimentos na área! Confira outros conteúdos como este no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e saiba mais sobre os nossos cursos.