A Enfermagem Clínica e Cirúrgica é a área responsável pela assistência durante o período de internação hospitalar clínica, seja ele antes ou depois da cirurgia.
O profissional pode oferecer ao paciente hospitalizado diferentes formas de assistência e para manifestações de doenças agudas ou crônicas. Dentre as principais formas de assistência estão: sistematizada, holística, integral e individualizada.
O enfermeiro é essencial para promover segurança e melhorar a qualidade de vida do paciente adulto e idoso. O profissional orienta sua atuação pela ética, pelo respeito à pessoa e por princípios técnicos e científicos.
O enfermeiro especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica promove assistência hospitalar ao adulto e ao idoso em unidades de internação geral ou especializada.
Eles exercem um papel fundamental na prestação de cuidados voltados à saúde, reabilitação e conforto do paciente. Essa assistência ocorre nos em situações de comprometimento clínico ou cirúrgico, em períodos pré ou pós-cirúrgico.
Esse profissional atua para assegurar o bem-estar do paciente na prevenção de complicações, como por exemplo, alergias aos medicamentos e infecções em sítios cirúrgicos. O enfermeiro clínico e cirúrgico atua por uma recuperação adequada do paciente, além de gerir a assistência e a coordenação da unidade de saúde.
O enfermeiro especializado em Enfermagem Clínica e Cirúrgica é considerado um profissional extremamente importante. Ele poderá atuar em unidades de internação hospitalar para acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos, na coordenação da assistência e na gestão do cuidado.
Nesse sentido, o profissional que optar por essa especialização terá uma área de atuação abrangente tanto no setor público, quanto no privado.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) compreender a importância deste profissional. Por isso oferece o curso de pós-graduação em Enfermagem Clínica e Cirúrgica.
O programa do curso está estruturado para contemplar diversas situações presentes no cotidiano do enfermeiro. Um dos principais diferenciais do curso são os estágios realizados nas unidades de internação Clínica e Cirúrgica. As atividades acontecem no Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
De acordo com a Enf. Gabrielle Cruz Andrade, aluna do 3º módulo do curso de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, diz ter escolhido o curso pela área ser o pontapé inicial da especialização de um enfermeiro, considerando a clínica como a base do conhecimento de um profissional da saúde.
A aluna também destaca pontos positivos do curso para além da tradição de ensino e do hospital-escola da Instituição. “Acho que a troca de conhecimentos e de experiências entre os alunos é muito importante, além do networking que a gente vai fazendo”, diz.
Além disso, Gabrielle evidencia a parte prática da pós-graduação como principal diferencial em relação às outras instituições. “Isso te dá um raciocínio clínico como enfermeiro, que é muito importante, porque às vezes a gente sabe um pouco da prática, mas, agora, olhar o paciente e saber o que ele está tendo, isso pra mim é o diferencial. Essa pós-graduação me dá esse olhar integrado do paciente”, conclui.
Os grupos de estágio reúnem, no máximo, oito alunos. Esse formato permite contextualizar as disciplinas ministradas durante o módulo teórico, contando com a supervisão de profissionais qualificados, com sólida experiência em acompanhamento de estágios.
Professores com sólida formação e experiência em assistência e docência ministram o curso. Além disso, a graduação oferece um ensino de qualidade, fundamentado em evidências científicas.
Com carga horária total de 420h, incluindo aulas teóricas, práticas e monografia, a grade curricular busca desenvolver competências gerenciais e assistenciais. O curso prepara os profissionais para melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Para além do desenvolvimento das competências práticas do enfermeiro, o curso também dedica-se à área da pesquisa. O curso incentiva os alunos a apresentarem a monografia em eventos científicos. Professores Mestres ou Doutores orientam cada estudante de forma individual.
Além disso, o especialista poderá publicar sua monografia em periódicos da área, em especial na Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da FCMSCSP.
GOSTOU DESSE CURSO? ENTÃO SAIBA MAIS E INSCREVA-SE AGORA MESMO!