Diferenciais do curso de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP

A realidade do curso de Medicina é muito mais do que salvar vidas ou da dificuldade do trajeto. Segundo o Censo da Educação 2018, o curso estava dentre as 10 graduações mais procuradas do Brasil, com uma duração média de seis anos. O objetivo é fornecer capacitação dos profissionais para agirem no processo de saúde-doença dos pacientes, em aspectos como recuperação, reabilitação e prevenção, pela assistência integral na promoção de saúde.

Medicina na Santa Casa: ensino de excelência

Considerado o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo, o Hospital Central da Santa Casa passou a sediar a Faculdade, oficialmente, a partir de 1963. A Faculdade já nasceu com uma proposta moderna. Um dos seus fundadores, o Prof. Dr. Emilio Athié, visitou escolas de Medicina nos EUA com o objetivo de trazer para a nova faculdade as melhores práticas de ensino. A FCMSCSP foi a primeira faculdade a ter dois anos de internato, a adotar um modelo baseado por departamentos, sem cátedras.

A FCMSCSP continua à frente na formação dos profissionais das ciências da saúde, especialmente no que se refere à nova grade curricular do curso de Medicina, buscando um ensino baseado em competências, por meio da ampliação da prática médica e com um apoio pedagógico ainda maior aos futuros profissionais. O novo currículo de medicina considera o contexto social em que as pessoas vivem como um elemento decisivo na formação de cidadãos e profissionais médicos.

O médico graduado pela FCMSCSP desenvolve, durante a sua formação, conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar com compromisso, responsabilidade social, profissionalismo e sólida formação científica. O egresso é estimulado a atuar de forma interprofissional e a olhar com atenção, humanidade, empatia e competência a saúde integral dos cidadãos, fortalecendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

No processo formativo, o ensino centrado no aluno considera a determinação social do processo saúde-doença como a base do conhecimento médico, estruturando-se a partir do compromisso com a comunidade, respeito à diversidade, aos direitos humanos e aos princípios éticos da profissão.

Currículo baseado em Competências

O currículo baseado em competências manteve as fortalezas tradicionais do curso e implementou inovações. Com modelo centrado no estudante, diversidade de métodos de ensino, foco em competências, maior integração curricular e flexibilidade, a matriz é construída com três eixos:

1) Fundamentos e método científico,

2) Humanismo e visão de direitos;

3) Prática médica de ponta a ponta.

A formação baseia-se na tríade de ensino, pesquisa e extensão como elementos indissociáveis ao processo de ensino-aprendizagem. Há uma integração das disciplinas no desenvolvimento de programas e projetos de extensão e para o desenvolvimento de EPAs, sigla do inglês que é traduzida como Atividades Profissionais Confiáveis, que visam garantir a competência do egresso em atividades médicas profissionais.

Curso acreditado pelo SAEME, com reconhecimento internacional

Desde 2018, somos acreditados pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) do Conselho Federal de Medicina. Essa certificação é reconhecida pelo World Federation of Medical Education, indicando que nosso curso tem padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente.

As nossas credenciais possibilitam estágios e intercâmbios internacionais em renomadas escolas médicas.

Reconhecimento do Mercado

Cerca de 90% dos egressos do curso são aprovados nos exames de residência médica. Egressos do curso e, especialmente docentes, são reconhecidos pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referências na área da saúde, como educadores em saúde, ótimos profissionais com visão de direitos humanos, gestores e formadores de opinião.

Faculdade dentro de um hospital – infraestrutura voltada para o ensino na área da saúde

Considerado um dos maiores centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso. Além disso, os alunos têm a sua disposição processos de simulação realística e uma boa prática pedagógica ao longo da graduação, assim, poderão formar profissionais éticos, preocupados com o social e prontos para atender a população de forma humanizada e individualizada.

Fundada em 1963, a FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do MEC. Apenas 2,3% se classificaram na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Inscreva-se para o Vestibular 2024 da Faculdade da Santa Casa de SP

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), uma das instituições de ensino mais tradicionais do país. Ao todo, são oferecidas 180 vagas para Medicina, sendo 175 na modalidade Ampla Concorrência e 5 na modalidade Cota Social. O prazo final para as inscrições é 28 de setembro. O Vestibular é realizado pela Fundação Vunesp.

Curso de Medicina (Total de 180 vagas)

– 05 vagas para bolsas de 100% (modalidade Cota Social)
– 175 vagas para Ampla Concorrência