A importância da Fonoaudiologia para o bem-estar de todos

A Fonoaudiologia age na capacidade e aperfeiçoamento de algumas ações executadas diariamente por todos nós, como ser compreendido, ouvir, comer e falar, por exemplo, além do cuidado, análise e prevenção de doenças e distúrbios na linguagem por meio da audição, fala e escrita. A Fonoaudiologia foca o estudo da fonação e audição, os problemas que podem estar relacionados a eles e nas opções de tratamento.

O fonoaudiólogo realiza o diagnóstico e tratamento de alguns quadros, como a surdez, dicção incorreta, gagueira e outros que mudam a forma mais adequada de se comunicar. Além disso, esses profissionais também são buscados para auxiliar no treino e melhoria da voz, principalmente, por profissionais da área da comunicação, artistas, locutores e outros.

O profissional de Fonoaudiologia atende a pessoas de diversas faixas etárias, como crianças e idosos, sendo essencial no processo de ensino-aprendizagem e agindo em diversos níveis e etapas de ensino, promovendo hábitos saudáveis e auxiliando na localização e diagnóstico de problemas relacionados, além do encaminhamento para tratamento e outras ações para inclusão. O profissional pode agir em diferentes áreas, como consultórios, atendimentos em domicílio, clínicas, hospitais e outros.

Conheça as principais áreas de atuação do fonoaudiólogo

O profissional graduado em Fonoaudiologia pode atuar em variadas áreas:

• Ambiente hospitalar, escola, creche, Unidade Básica de Saúde (UBS), clínicas, empresas;
  • Habilitação, reabilitação e aprimoramento da comunicação em todas as fases da vida: bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos;
  • Atuação em casos de Síndrome de Down, surdez, autismo, paralisia cerebral, gagueira, fissura palatina e avaliação do equilíbrio;
  • Voz profissional em cantores e atores;
  • Avaliação e intervenção dos distúrbios de linguagem de origem neurológica;
  • Avaliação e intervenção dos distúrbios de aprendizagem e dislexia, distúrbios de linguagem, desenvolvimento da audição, avaliação e acompanhamento de bebês de risco.

Áreas de atendimento

– Acompanhamento e desenvolvimento da audição;
– Alterações de motricidade orofacial;
– Ambulatório de artes vocais;
– Distúrbios de aprendizagem (dislexia), de audição, de linguagem, de origem neurogênica, de voz, do equilibrio, de degluticação (disfagia infantil), fonológicos e psiquiátricos na infância;
– Gagueira
– Seleção e adaptação de próteses auditivas
– Síndrome de down

Motivos para procurar um fonoaudiólogo

Confira, abaixo, alguns motivos para buscar um fonoaudiólogo:

Problemas na fala

A “língua presa” é, na realidade, a língua solta passando pelos dentes e dificultando a pronúncia de certas letras. Exercícios que tonificam a língua, deixando-a menos flácida, deixam a dicção melhor para pessoas com esse quadro.

Rouquidão frequente

A rouquidão, na maioria das vezes, é a sobrecarga da voz ao se falar, como nos casos de atores e cantores, que usam a fala como ferramenta de trabalho. Para tais casos, são recomendados exercícios de respiração, altura e intensidade de higiene vocal.

Disfagia

A disfagia tem ligação com a capacidade de deglutição de alimentos, tendo três fases centrais: a preparatória oral, faríngea e esofágica. O quadro pode causar pneumonia aspirativa, pois, ao levar o alimento para o pulmão, provoca o óbito.

Está conectada a crianças, adultos e idosos que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Cranioencefálico (TCE), doença de Parkinson, mal de Alzheimer, miastenia grave, disfagia muscular, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e paralisia cerebral. É papel do fonoaudiólogo reabilitar o paciente até que ele possa se alimentar normalmente ou em função compensatória.

Inscreva-se no Vestibular 2024 da Faculdade da Santa Casa de SP

A FCMSCSP continua à frente na formação dos profissionais das ciências da saúde, destacando-se, em especial, pela modalidade presencial e por possuir carga horária superior à exigida pelo Ministério da Educação (MEC).

Uma das características mais relevantes do curso de Fonoaudiologia está na formação generalista dos profissionais, reforçando o caráter humanista do fonoaudiólogo. Com este currículo, o cuidado com o paciente torna-se o foco da formação do aluno, colocando como prioridade a Saúde em Comunicação, para, então, compreender o distúrbio.

A formação baseia-se na tríade de ensino, pesquisa e extensão como elementos indissociáveis ao processo de ensino-aprendizagem. O curso dedica boa parte da grade curricular para os estágios práticos e os projetos de extensão, que iniciam desde o primeiro ano do curso.

Inscreva-se no curso de Fonoaudiologia e concorra a uma das 50 vagas que o Vestibular 2024 está oferecendo. Saiba mais nesta página do curso.

Foto: Reprodução/Freepik/freepik