Sistemas Biomédicos: tecnólogo, áreas de atuação e detalhes do curso

Cada vez mais o curso superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos atrai estudantes e profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho na área de saúde. O tecnólogo em Sistemas Biomédicos é responsável pelo funcionamento pleno dos equipamentos médicos, como as máquinas de ressonância magnética e ultrassonografia.

A graduação tecnológica em Sistemas Biomédicos é um curso superior que oferece conhecimento multidisciplinar em:

  • Saúde humana
  • Tecnologia de equipamentos médicos, informática médica e instalações hospitalares
  • Gerenciamento de equipes e administração do conjunto de aparelhos usados em hospitais e clínicas

Tais conhecimentos, teóricos e práticos, permitem o desenvolvimento das competências necessárias à realização das atividades da profissão, que envolvem a instalação, uso, manutenção e gestão de equipamentos médicos.

Áreas de atuação do tecnólogo em Sistemas Biomédicos

  • Empresas de consultoria em engenharia clínica

O profissional atuante neste setor é responsável pela gestão das tecnologias utilizadas nas atividades produtivas de procedimentos ligados à assistência ao paciente, estabelecendo as estratégias de gestão da vida útil dessas tecnologias incorporadas através de rotinas de manutenções preventivas e corretivas.

  • Hospitais, clínicas e laboratórios

Nesta área, o Tecnólogo em Sistemas Biomédicos poderá atuar em laboratórios de análises clínicas, clínicas de imagem e estética, sendo o responsável pelo gerenciamento dos equipamentos médicos de unidades de saúde e diagnóstico.

  • Empresas que fabricam, importam e comercializam equipamentos médicos

As atividades de um Tecnólogo em Sistemas Biomédicos são essenciais para o bom funcionamento de tecnologias imprescindíveis ao setor.

  • Órgãos públicos e privados de fiscalização

Já na área da fiscalização, o tecnólogo tem o papel de conferir se os equipamentos estão funcionando de forma correta.

  • Instituições de ensino e pesquisa

No âmbito do ensino e da pesquisa, a responsabilidade do tecnólogo é garantir o desenvolvimento das competências necessárias à realização das atividades da profissão, em especial com o avanço da tecnologia.

Sobre o curso

Uma das características mais relevantes do curso oferecido pela FCMSCSP está no contato diário de equipamentos radiológicos, laboratoriais e hospitalares durante as aulas práticas. Com três anos de duração, o curso fornece 240h de estágio prático na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e outros hospitais parceiros, ocorrendo a partir do quinto semestre da formação.

Aprendizado prático

O aprendizado prático na Santa Casa fornece contato direto com os mais diversos equipamentos médico-hospitalares em situações reais de atendimento aos pacientes, preparando o aluno para os serviços de engenharia clínica, planejamento, gerenciamento de tecnologia e outros secundários assistenciais. Algumas aulas práticas também ocorrem nas empresas de engenharia clínica parceiras e em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além disso, o curso de Sistemas Biomédicos também realiza aulas práticas de desenho no laboratório de informática e aulas práticas de eletrônica analógica e digital e introdução em programação para arduino, assim os alunos têm a oportunidade de projetar e criar protótipos no laboratório de impressão 3D.

Visitas e eventos extracurriculares

Os futuros tecnólogos em Sistemas Biomédicos também visitam laboratórios do Centro Paula Souza para prática em equipamentos pneumáticos e mecânica de precisão. O curso também promove visitas no Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (IPEN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estabelecido dentro da USP para conhecer o reator nuclear e o setor de radiofarmácia.

Alunos e egressos também são estimulados a participarem de eventos extracurriculares, como o Simpósio de Tecnologia em Saúde.

Grade curricular

  • 1º Semestre

Anatomia Morfológica
Cálculo I
Física Geral
Informática Instrumental I
Inglês Instrumental I
Metodologia de Pesquisa
Português Instrumental I
Projeto Acadêmico I – Introdução aos Sistemas Biomédicos

  • 2º Semestre

Bioestatística I
Biofísica
Cálculo II
Eletrônica Analógica e Digital I
Fisiologia Humana
Informática Instrumental II
Inglês Instrumental II
Projeto Acadêmico II – Aspectos Tecnológicos da Inclusão Social
Química Geral

  • 3º Semestre

Bioestatística II
Bioética e Legislação
Cálculo III
Eletrônica Analógica e Digital II
Biomecânica
Equipamentos Radiológicos
Física das Radiações
Fundamentos de Radioproteção
Projeto Acadêmico III – Assessoria Científica

  • 4º Semestre

Psicologia em Saúde
Fundamentos de Metrologia
Eletrotécnica
Tecnologia de Materiais
Sistemas Ópticos
Equipamentos Laboratoriais
Equipamentos Médico-Hospitalares
Projeto Acadêmico IV – Humanização do atendimento ao paciente

  • 5º Semestre

Desenho Assistido por Computador
Engenharia Clínica
Gerenciamento da Manutenção
Gestão Hospitalar
Instalações Elétricas
Instalações Prediais
Projeto Acadêmico V – Inovação Hospitalar
Sistemas Mecânicos de Precisão
Desenho técnico
Estágio Supervisionado I
Trabalho de Conclusão de Curso I

  • 6º Semestre

Aplicação em PACS/RIS
Controle de Qualidade
Dosimetria
Sensores e Transdutores Médicos
Introdução à Libras
Processamento de Sinais Biológicos
Projeto Acadêmico VI – Empreendedorismo
Tecnologia de Automação
Estágio Supervisionado II
Atividades Complementares
Trabalho de Conclusão de Curso II

Mais informações

  • Duração: 3 anos
  • Período: Noturno
  • Modalidade: Presencial
  • Mensalidade 2024: R$ 600 | Com bolsas integrais e parciais para alunos de baixa renda
  • Reconhecimento de Mercado: A qualidade de ensino da FCMSCSP é reconhecida pelos empregadores. Os egressos de Tecnologia em Sistemas Biomédicos vão se deparar com um mercado com alta empregabilidade, resultado do avanço da tecnologia na área da saúde, do aumento do uso de equipamentos eletrônicos e da necessidade de manutenção e gerenciamento desses aparelhos.
  • Docentes altamente qualificados: O corpo docente do curso de Sistemas Biomédicos é composto, por grande maioria, por profissionais que também atuam diretamente em Radiologia ou Engenharia Hospitalar, o que garante uma troca de conhecimento e experiência de especialistas qualificados em suas áreas de atuação. Além disso, cerca de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado.
  • Instituição com nota máxima no MEC

Formação em 3 anos permite acesso mais rápido ao mercado

Outra vantagem desses dois cursos superiores é que eles demoram menos tempo do que a maioria das graduações: em apenas 3 anos o aluno terá seu diploma superior de tecnólogo em Radiologia ou de tecnólogo em Sistemas Biomédicos, e, possivelmente antes mesmo de finalizar a graduação, estará empregado, tal é a demanda por esses profissionais. Outro diferencial dos cursos são as aulas práticas, que acontecem desde o primeiro semestre, sendo realizadas num dos maiores complexos hospitalares da América Latina, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, além de outras instituições parceiras da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Tecnologia Sistemas Biomédicos: Faculdade oferece 50 bolsas de estudo de 50 e 100%

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), uma das instituições de ensino mais tradicionais do país. Ao todo, são oferecidas 100 vagas, sendo 50 na modalidade Ampla Concorrência e 50 na modalidade Cota Social. O prazo final para as inscrições é 28 de setembro. O Vestibular é realizado pela Fundação Vunesp.

Curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos (Total de 100 vagas)

– 50 vagas para bolsas de 100% (modalidade Cota Social)
– 20 vagas para bolsas de 50% (modalidade Cota Social)
– 30 vagas para Ampla Concorrência

Faculdade da Santa Casa tem legado de excelência em ensino

A Instituição está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, que foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Os alunos da FCMSCSP têm, desde o primeiro ano do curso, uma rica experiência prática em um dos mais importantes complexos hospitalares da América Latina: A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, considerada o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo.

Além disso, a Faculdade é evidenciada por um ensino teórico-prático, em que formam profissionais generalistas e humanistas.