Qual é a diferença entre curso tecnológico e de graduação?

Após terminar o ensino médio, é hora de decidir sobre o futuro. Nesse momento, surgem muitas dúvidas sobre qual carreira seguir, em qual instituição estudar e se o curso será presencial ou EAD.

No entanto, o que muitos se esquecem de escolher é sobre o tipo de curso que desejam fazer. Isso porque, além da graduação, há os cursos tecnológicos que possuem algumas particularidades, mas que não deixam de ser um curso de nível superior.

Nesse contexto, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) separou algumas informações para explicar a diferença entre esses dois termos. Confira abaixo.

O que é curso tecnológico?

Um curso tecnológico é uma graduação universitária, um ensino superior. No entanto, tem algumas especificações que o diferenciam das demais categorias de cursos oferecidos no mercado, principalmente em relação à duração. Isso porque ele dura de 2 a 3 anos.

Ao final do curso, o aluno recebe um diploma de ensino superior. Então, o tecnológico é curso superior da mesma forma como os bacharéis e as licenciaturas. No entanto, o objetivo do tecnológico é formar trabalhadores mais rapidamente para atender às demandas do mercado de trabalho.

Além disso, essa categoria de curso foca em uma área específica do ramo de conhecimento. Por exemplo, na área da saúde os principais cursos de tecnólogo são: Gerontologia, Gestão Hospitalar, Práticas Integrativas e Complementares, e Gestão em Vigilância em Saúde.

A Faculdade da Santa Casa de São Paulo possui dois cursos tecnológicos, sendo eles:

O que é um curso de graduação?

A graduação também é um curso de nível superior que permite aprender e aprimorar habilidades na área que o aluno escolheu seguir. Ele serve para aprofundar o conhecimento em diversos temas e o seu tempo de duração varia entre 4 e 5 anos.

O curso de graduação é dividido em: bacharelado e licenciatura. O bacharelado forma profissionais para atuar no mercado de trabalho em profissões específicas, como Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia e Fonoaudiologia.

Já a licenciatura é voltada para a formação de professores. Por isso, boa parte da matriz curricular possui disciplinas ligadas à Pedagogia. Alguns exemplos de curso são: licenciatura em osteopatia, enfermagem e fisioterapia.

Afinal, qual a diferença entre curso tecnológico e de graduação?

Após entender o que é cada modalidade de curso, certamente fica mais fácil entender a diferença entre curso tecnológico e de graduação, não é? De forma geral, as principais diferenças referem-se à duração do curso e ao objetivo profissional.

Isso porque o curso tecnológico tem duração menor do que a graduação. Além disso, ele tem como foco o desenvolvimento de habilidades específicas enquanto o curso de graduação forma um profissional mais completo.

Também há diferenças em relação ao salário e às demandas do mercado. Normalmente, o salário do profissional com curso tecnológico é menor que aquele que tem graduação. No entanto, existem certas profissões com mais vagas para o tecnológico do que a graduação.

Reforçando que, como o tecnológico é um curso de ensino superior, também possui um diploma com validade igual aos outros cursos de graduação.

Tem diferença entre curso tecnológico e técnico?

Por terem o nome parecido, é comum que muitos confundam curso tecnológico com curso técnico, no entanto, eles não são a mesma coisa. A principal diferença entre eles é o nível de escolaridade. Enquanto o primeiro é um curso de nível superior, o segundo tem formação de nível médio.

Para cursar uma faculdade, a pessoa precisa ter um diploma de ensino médio enquanto um técnico pode ser realizado enquanto o aluno ainda está no ensino médio.

Além disso, os cursos técnicos não exigem um processo seletivo rigoroso como é com o curso tecnológico, que muitas têm vestibular ou usa a nota do Enem como critério para a seleção.

Inscreva-se no Vestibular 2024 da Faculdade da Santa Casa de SP

A Instituição está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, que foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Os alunos da FCMSCSP têm, desde o primeiro ano do curso, uma rica experiência prática em um dos mais importantes complexos hospitalares da América Latina: A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, considerada o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo.

Além disso, a Faculdade é evidenciada por um ensino teórico-prático, em que formam profissionais generalistas e humanistas.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), uma das instituições de ensino mais tradicionais do país. Ao todo, são oferecidas 200 vagas para os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos, dessas, dessas 100 são bolsas de 50% e 100% para alunos de baixa renda. O valor da bolsa é calculado de acordo com o perfil socioeconômico dos candidatos aprovados. O prazo final para as inscrições é 28 de setembro. O Vestibular é realizado pela Fundação Vunesp.