Inaugurado em 2015 em uma Faculdade com Nota Máxima no MEC, o curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da FCMSCSP é pioneiro na cidade de São Paulo e tem como objetivo preparar profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho em 3 anos.
As inscrições poderão ser feitas de 16/07 a 02/09/2024 pelo site da Vunesp.
A graduação tecnológica em Sistemas Biomédicos é um curso superior que oferece conhecimento multidisciplinar em:
Tais conhecimentos, teóricos e práticos, permitem o desenvolvimento das competências necessárias à realização das atividades da profissão, que envolvem a instalação, uso, manutenção e gestão de equipamentos médicos.
Uma das características mais relevantes do curso oferecido pela FCMSCSP está no contato diário de equipamentos radiológicos, laboratoriais e hospitalares durante as aulas práticas.
Após apenas 3 anos, o aluno da graduação tecnológica em sistemas biomédicos pode ingressar no mercado de trabalho com seu diploma de curso superior.
A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Considerado um dos maiores centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática.
O corpo docente do curso de Sistemas Biomédicos é composto, por grande maioria, por profissionais que também atuam diretamente em Radiologia ou Engenharia Hospitalar, o que garante uma troca de conhecimento e experiência de especialistas qualificados em suas áreas de atuação. Além disso, cerca de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado.
A qualidade de ensino da FCMSCSP é reconhecida pelos empregadores. Os egressos de Tecnologia em Sistemas Biomédicos vão se deparar com um mercado com alta empregabilidade, resultado do avanço da tecnologia na área da saúde, do aumento do uso de equipamentos eletrônicos e da necessidade de manutenção e gerenciamento desses aparelhos.
Com três anos de duração, o curso fornece 240h de estágio prático na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e outros hospitais parceiros, ocorrendo a partir do quinto semestre da formação.
O aprendizado prático na Santa Casa fornece contato direto com os mais diversos equipamentos médico-hospitalares em situações reais de atendimento aos pacientes, preparando o aluno para os serviços de engenharia clínica, planejamento, gerenciamento de tecnologia e outros secundários assistenciais. Algumas aulas práticas também ocorrem nas empresas de engenharia clínica parceiras e em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Além disso, o curso de Sistemas Biomédicos também realiza aulas práticas de desenho no laboratório de informática e aulas práticas de eletrônica analógica e digital e introdução em programação para arduino, assim os alunos têm a oportunidade de projetar e criar protótipos no laboratório de impressão 3D.
Os futuros tecnólogos em Sistemas Biomédicos também visitam laboratórios do Centro Paula Souza para prática em equipamentos pneumáticos e mecânica de precisão. O curso também promove visitas no Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (IPEN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estabelecido dentro da USP para conhecer o reator nuclear e o setor de radiofarmácia.
Alunos e egressos também são estimulados a participarem de eventos extracurriculares, como o Simpósio de Tecnologia em Saúde.
O ensino humanizado prioriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada estudante. A FCMSCSP oferece atividades e serviços para auxiliar no acolhimento e permanência estudantil. Confira quais são:
O programa de Integração dos primeiros anistas (PIPA) é um programa que proporciona o primeiro contato do estudante ingressante com a comunidade acadêmica. Esta atividade sempre foi organizada pelo Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA), exclusivamente pelos alunos de medicina como forma de prevenção da violência.
Desde Fevereiro de 2021, o PIPA passou a ser um programa desenvolvido de forma colaborativa por alunos e professores com duração de 2 a 3 semanas, denominado PIPÃO, e em conjunto com o curso de medicina e fonoaudiologia.
O programa tem o intuito de integrar os alunos ingressantes ao território onde a faculdade está inserida, discutir e refletir sobre os direitos humanos, combate a intimidação sistemática para proteger o direito de todos, capacitar sobre ações anti-trote, considerar e sensibilizar para o pensamento crítico e competência cultural, bem como valorizar o trabalho multiprofissional na área da saúde, com a integração entre os alunos dos cursos. As atividades acontecem em formato de aulas dialogadas, trabalhos em grupos, reconhecimento do entorno da faculdade, cinema e educação, entre outros.
Confira o vídeo do PIPA
Para os alunos dos cursos noturnos (Enfermagem, Tecnologia em Sistemas Biomédicos e Tecnologia em Radiologia) há uma comissão de acolhimento e tutoria.
A iniciativa visa auxiliar os alunos na construção de uma visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, os alunos estarão mais preparados para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho. Saiba mais.
Criado com o objetivo de assegurar a seus estudantes condições plenas de participação e aprendizagem o NAI visa oferecer condições plenas de participação e aprendizagem a todos os estudante. Para mais informações, acesse a página do Núcleo.
O Núcleo de Direitos Humanos e Combate à intimidação Sistemática (NDH) tem finalidade de promover o exercício dos direitos humanos, a prevenção e o combate à discriminação, à intimidação sistemática (Bullying) e a outras formas de violência, tais como assédio moral e sexual, no âmbito desta Instituição de Ensino. Para mais informações, acesse a página do Núcleo
O Serviço de Saúde do Aluno (SSA) oferece assistência médica global aos alunos dos cursos de graduação,e tem como objetivo apuração da existência de doenças por intermédio da avaliação clínico/laboratorial no ingresso do aluno na Instituição; a execução de atividades preventivas, visando evitar doenças transmissíveis e endêmicas; o controle dos acidentes por exposição ocupacional durante as atividades escolares e a prestação de assistência médica e de saúde mental durante todo curso de graduação.
Período de inscrições: de 16/07/2024 a 02/09/2024
(11) 3367-7807
secretaria.graduacao@fcmsantacasasp.edu.br