Em quais áreas um tecnólogo em Sistemas Biomédicos pode atuar?

O tecnólogo em Sistemas Biomédicos tem como objeto a análise, o estudo, a especificação, consultoria, assistência e uso de um sistema informatizado para gestão de manutenção, controle de qualidade, montagem e outros procedimentos relacionados à tecnologia para fabricação de equipamentos médicos. O curso tem a modalidade industrial, que é a engenharia tradicional, com duas bases: projetos e manutenção, com objetivo de olhar para o atendimento do mercado de trabalho com profissionais qualificados para ação em diversos locais que integram a cadeia de produção de equipamentos médicos, laboratoriais e odontos.

A graduação na área oferece conhecimento em múltiplas esferas da saúde humana, tecnologia de equipamentos médicos, informática médica, instalações hospitalares e gerenciamento de equipes e administração do conjunto de aparelhos usados em hospitais e clínicas. O objetivo é trabalhar aspectos relacionados à área tecnológica com uma visão conjunta e crítica sobre cultura.

Como é o curso e mercado de trabalho?

O tecnólogo em Sistemas Biomédicos atua em atividades essenciais para a segurança de pacientes e profissionais da saúde. O curso possui curta duração, e a busca por profissionais é alta, sendo que a estabilidade financeira é um atrativo. Além disso, no mercado há poucos profissionais com qualificação para a função.

As disciplinas oferecidas pelo curso são semelhantes às de Engenharia Biomédica no que se refere aos setores de ciências biológicas, saúde e ao campo das exatas. Os estudantes utilizam equipamentos de reposição, instalação e calibração de peças, bem como conhecimentos na área da saúde.

Áreas em que um tecnólogo em Sistemas Biomédicos pode atuar

O tecnólogo em Sistemas Biomédicos pode atuar em laboratórios, em áreas de gestão, hospitais, manutenção, montagem de aparelhos e no setor industrial. As áreas que mais procuram o profissional são o atendimento hospitalar e o comércio de equipamentos para uso médico, hospitalar ou odontológico.

Conheça a Faculdade da Santa Casa de SP

Aprofunde seus conhecimentos! Confira outros conteúdos no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e saiba mais sobre nossos cursos.