Enfermagem Neonatal é uma das áreas com maior demanda na Enfermagem

A Enfermagem Neonatal é uma das áreas mais procuradas na área da Enfermagem, contando com diversas oportunidades no mercado de trabalho. O papel desse profissional é indispensável na assistência ao recém-nascido, promovendo o cuidado e, portanto, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. 

Quer saber mais sobre o cotidiano de um enfermeiro Neonatal? Continue a leitura e descubra mais sobre essa área, entendendo onde atua e como é o mercado de trabalho para esse profissional.

Qual é o papel do profissional de Enfermagem Neonatal? 

O dia a dia do profissional de Enfermagem Neonatal demanda mais do que habilidades técnicas, pois abrange cuidados especiais aos recém-nascidos saudáveis e, sobretudo, aos bebês nascidos prematuros ou doentes. Assim, é necessário criar uma conexão de carinho e afeto com eles. 

Em sua rotina, o profissional promove e estimula a criação do vínculo entre o recém-nascido e a família, trabalha em procedimentos de alta complexidade para a manutenção da vida e acompanha e analisa o crescimento e o desenvolvimento dos bebês. 

Ao lidar com a família do neonato, o papel do enfermeiro é proporcionar conforto em momentos difíceis, principalmente às famílias com filhos em estado grave, que estão internados em UTI Neonatal. Nessas situações, o profissional é responsável pelas ações e critérios que deverão ser seguidos durante o processo de internação, buscando e produzindo conhecimento com objetivo de aprimorar a equipe, tornando-a apta para enfrentar quaisquer barreiras.

Quais são as competências necessárias? 

Entre as competências mais valorizadas para quem deseja atuar na área de Enfermagem Neonatal, estão: 

Acolhimento familiar em unidades voltadas para recém-nascidos

É de suma importância acolher os pais e buscar solucionar as suas principais dúvidas e anseios, estimulando o vínculo precoce. Isso colabora para o fortalecimento do elo familiar, além de contribuir para um desenvolvimento saudável.

Implantação e manutenção do cateter central de inserção periférica (PICC)

Para garantir uma terapia infusional segura, o enfermeiro Neonatal atua junto à equipe assistencial para que as terapias medicamentosas sejam mais eficazes e, ao mesmo tempo, ofereçam o melhor conforto ao paciente.

Gerenciamento de unidades Neonatais

Também é importante que o enfermeiro seja capaz de entender a gestão de uma unidade Neonatal, o que exige a capacidade de inovar nas ações, liderar conflitos e elaborar novas estratégias para o cuidado humanizado.

Enfermeiro especialista em Neonatal conta com excelentes oportunidades de trabalho 

Na Enfermagem Neonatal, o enfermeiro conta com muitas opções de atuação, desde escolas e creches até unidades assistenciais de saúde, como hospitais, clínicas e Estratégia de Saúde da Família. Nos hospitais, o profissional pode trabalhar em salas de parto, emergências, Unidades de Cuidados Intermediários, UTI Neonatal, Unidades de Cuidados Cangurus e Alojamento Conjunto. 

O mercado de trabalho para a Enfermagem Neonatal é muito promissor, visto que é uma área que demanda muitos profissionais. Além disso, o salário é outro diferencial: conforme o tempo de experiência, a remuneração poderá variar entre R$ 1.855, para profissionais em início de carreira, e R$ 7.654, para especialistas com mais experiência, segundo informações do Salário BR e os currículos cadastrados no Banco Nacional de Empregos até o segundo trimestre de 2021.

O que é necessário para atuar em Enfermagem Neonatal?

Após concluir a graduação em Enfermagem, uma boa opção para seguir a carreira em Enfermagem Neonatal é realizar um curso de pós-graduação, que poderá expandir o campo de atuação do profissional. 

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece o curso de pós-graduação em Neonatologia e Enfermagem, oferecendo excelente capacitação para os profissionais desenvolverem habilidades, atitudes e competências científicas e técnicas para realizar a assistência e o planejamento em unidades Neonatais.

Foto: Reprodução/Freepik/@freestokcenter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *