Saiba o que faz um profissional de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

Você sabia que o papel do enfermeiro é essencial para o tratamento de um paciente psiquiátrico? É nesse contexto que a área da Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental está inserida, envolvendo profissionais que trabalham na promoção e prevenção para saúde mental. 

A seguir, confira as principais atribuições dessa área e entenda o que faz e onde atua o profissional de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental.

O que é a Enfermagem em Saúde Mental? 

No cenário assistencial brasileiro, após o surgimento dos serviços abertos de saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o projeto terapêutico institucional foi reorganizado, estabelecendo uma nova abordagem na assistência. Assim, a Enfermagem também passou a assumir uma postura terapêutica e crítico-reflexiva adotando uma perspectiva humanista, que valoriza o relacionamento interpessoal e lida com técnicas grupais. 

Portanto, a Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental exige do enfermeiro muito mais do que a atuação no atendimento clínico. Esse campo cuida, também, da prevenção da enfermidade, a promoção da saúde mental e o auxílio ao indivíduo no enfrentamento do sofrimento, adversidades e pressões do cotidiano. A participação desse profissional na assistência é observada desde a internação até no auxílio e acompanhamento em questões relativas ao ambiente familiar. 

Habilidade para relacionamentos interpessoais é um dos pré-requisitos para atuar na Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

Na Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, o enfermeiro é responsável por não só promover a supervisão segura do paciente, mas também por administrar os medicamentos e por oferecer suporte emocional. Além disso, o profissional auxilia no trabalho da equipe terapêutica, com informações relacionadas ao comportamento do paciente no decorrer da internação. 

Por isso, trata-se de uma atuação diferente daquela praticada por um enfermeiro tradicional, sendo direcionada e específica, e demandando habilidade de relacionamento interpessoal. 

A equipe de Enfermagem especializada em saúde mental realiza um trabalho voltado para um tratamento amplo e definitivo, orientando para que, após a alta, o paciente permaneça em um ambiente adequado. 

Outro ponto importante é que, na Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, o profissional oferece um suporte orientado para todas as fases do tratamento, até mesmo nas terapias externas e na verificação do uso correto de medicações. 

Considerando esses aspectos, o enfermeiro poderá atuar:

  • atendendo às famílias;
  • realizando encaminhamentos;
  • mapeando redes de apoio, serviços de saúde e da rede intersetorial;
  • promovendo a saúde mental na atenção primária;
  • exercendo consultoria especializada para equipes de referência;
  • coordenando grupos e identificando riscos clínicos, psiquiátricos e sociais.

Onde trabalha um profissional de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental?

Entre os locais de atuação do profissional de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, estão os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), unidades básicas de saúde (UBSs), ambulatórios especializados, escolas e hospitais gerais. É imprescindível que o enfermeiro esteja familiarizado com a rede de suporte dos pacientes psiquiátricos.

Como atuar na área de Enfermagem Psiquiátrica

Para atuar na área de Enfermagem Psiquiátrica, o profissional precisa ter um preparo qualificado. Com esse objetivo, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece o curso de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, em que os pós-graduandos poderão contar com docentes qualificados, com trajetória profissional na gestão, assistência, ensino e pesquisa no campo psicossocial.

Confira também: Curso de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Foto: Reprodução/Freepik/@master1305