Pandemia de covid-19 aumenta demanda por profissionais de Enfermagem

O cenário provocado pela pandemia de Covid-19 trouxe transformações profundas aos mais diversos setores da sociedade, sobretudo para a área da saúde. Devido à crise sanitária e, consequentemente, à grande demanda por profissionais desse campo, o mercado de trabalho passou por mudanças, que resultaram em um crescente volume de contratações. A Enfermagem, cujos profissionais atuam na linha de frente do combate à covid, está entre as áreas com maior crescimento de demanda no mercado.

Emprego formal para enfermeiros cresce mais de 50% no último ano 

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Governo Federal, coletados entre janeiro e junho de 2020, o número de contratações de enfermeiros nos primeiros 6 meses desse ano foi 50,73% maior do que no mesmo período de 2019. Comparando-se o saldo de contratações e demissões, essa diferença sobe para 155,3%. 

Segundo estudo divulgado pelo site de empregos Catho, em março de 2020, houve um aumento de 397% no número de vagas para enfermeiros em relação ao mesmo período de 2019. 

A boa formação do enfermeiro é determinante para empregabilidade

Sabemos que as possibilidades de atuação de um enfermeiro vão muito além do enfrentamento à pandemia de covid-19. A Enfermagem é ampla e democrática, integrando diversas áreas e especialidades, como a Assistencial (Atendimento, Vacinação e Pós-Cirúrgia), de Ensino e Pesquisa, Administrativa (Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde), Neonatologia e UTI Neonatal, Enfermagem em Urgência e Emergência e Saúde Coletiva.

Apesar das inúmeras oportunidades que Enfermagem oferece, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, é indispensável uma boa capacitação dos profissionais, a fim de que estejam aptos a oferecer a assistência necessária dentro do seu campo de atuação. 

Faculdade da Santa Casa oferece diversos cursos de pós-graduação na área da Enfermagem

O curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é referência nacional de excelência em termos de pesquisa, ensino e extensão. As bases do curso são fundamentadas no ser humano, focando na assistência, bem-estar, promoção e prevenção da saúde em diferentes contextos. 

Além disso, a Santa Casa visa promover uma capacitação cada vez maior aos profissionais de Enfermagem oferecendo nove cursos de pós-graduação na área: 

  • Clínica e Cirúrgica;
  • Cardiologia e Hemodinâmica; 
  • Centro Cirúrgico; 
  • Neonatologia e UTI Neonatal; 
  • Oftalmologia;
  • Saúde Coletiva; 
  • Urgência e Emergência com Ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar;
  • Assistência ao Adulto em UTI;
  • Psiquiátrica e Saúde Mental. 

Acesse o site da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para conhecer mais sobre os cursos!

Foto: Reprodução/Freepik/@freepik