Julho Amarelo reforça a luta contra as Hepatites Virais

Neste mês se comemora o Julho Amarelo, com o objetivo conscientizar e educar as pessoas para a prevenção e cuidado em relação às hepatites virais, que podem ser silenciosas.

Estima-se que pelo menos 1 milhão de pessoas tenham a doença no Brasil e não saibam, sendo os tipos B e C os mais comuns. Segundo o Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no país e no mundo.

Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

Portanto, faça o teste para as hepatites. Se der positivo, realize o tratamento e se mantenha saudável. É fácil e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira algumas dicas de prevenção:

  • Lavar as mãos, após o uso do sanitário, trocar fraldas e antes do preparo de alimentos;
  • Lavar com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;
  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e peixes;
  • Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
  • Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto;
  • Use preservativos e mantenha hábitos adequados de higiene.

Para mais informações, acesse aqui: bit.ly/HepatitesNao

Confira também: Curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia

(Fontes: Ministério da Saúde e Governo do Paraná)