A morte é um evento que costuma deixar os entes queridos entristecidos e, até mesmo, inconformados. Essa situação reforça a importância de um curso sobre o luto, especialmente para os profissionais da saúde.
Uma vez que a área da saúde lida diariamente com perdas e morte, é muito importante que os profissionais saibam como dialogar com pacientes e familiares que passam por esta situação delicada.
Além desse motivo principal, existem outros que tornam necessário adquirir conceitos e técnicas sobre o tema, e você pode acompanhá-los ao ler este artigo até o final.
A procura por um curso sobre luto muitas vezes acontece pela necessidade de abordar, de maneira empática e sensível, indivíduos que enfrentam essa delicada realidade da existência.
No entanto, existem motivos específicos para refletir cuidadosamente sobre esse tema. Um curso sobre luto e psicologia permite a aquisição de conhecimentos teóricos e técnicos para lidar com pessoas vivenciando os mais diferentes tipos de perda.
A primeira delas é a própria necessidade de se aperfeiçoar. Caso você seja um profissional da saúde que esteja ligado a áreas que precisem lidar com o falecimento de pessoas, como é o caso de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos, é natural que os parentes se tornem pacientes em dado momento, pois vão precisar entender como lidar com o luto e, muitas vezes, com ajuda profissional.
Isso demanda uma tentativa específica nesse campo, pois os profissionais, quando capacitados, adquirem mais conhecimento e habilidades para oferecer todo o suporte adequado.
Esse motivo é parecido com o anterior, pois com o aumento das preocupações com saúde e bem-estar, principalmente pós-pandemia, há uma demanda crescente por profissionais aptos a lidar com temas relacionados a perdas, mortes ou luto; profissionais estes que não se restringem a área da saúde, podendo ser eles: professores, pedagogos, gestores e estudiosos sobre questões sociais, como antropólogos e sociólogos.
Seja você um psicólogo, médico, terapeuta, enfermeiro ou outro profissional da área de saúde que está em situações que carecem de subsídios de como lidar com o luto, este curso pode ser uma ótima alternativa para fornecer subsídios e atender às necessidades de seus pacientes.
Se você almeja alguma vaga específica e quer aumentar seu portfólio de aptidões, um curso sobre luto pode ser uma boa opção, uma vez que é um tema que poucos profissionais são habilitados para tratar.
Além do contato direto com indivíduos que necessitam desse cuidado, é possível usar o aperfeiçoamento sobre luto em outras áreas, como a educação e assistência social, exatamente como explicamos acima.
Lidar com o luto pode sobrecarregar um profissional. Por isso, esta formação pode fornecer ferramentas que lhe dão suporte a não apenas auxiliar os outros, mas também a si mesmo, proporcionando uma administração mais coerente e profissional das próprias emoções frente aos pacientes.
Ao se aperfeiçoar em como lidar com o luto, o profissional tem a oportunidade de fazer uma diferença significativa na vida das pessoas que estão passando por um dos momentos mais difíceis da vida. Eles podem fornecer suporte, orientação e compreensão, ajudando no processo de adaptação.
Dessa forma, a sociedade é beneficiada por evoluir gradativamente no entendimento de que a morte é um processo natural pelo qual todas as pessoas passarão.
Agora que você entendeu os aspectos que tornam esse aperfeiçoamento importante na sua área de atuação, vamos abordar as características do curso Perda, Morte e Luto da FCMSCSP.
O curso, que acontece no formato EAD, tem como objetivo apresentar os principais conceitos sobre morte e luto na contemporaneidade, possibilitando uma visão crítica e ética na área.
Além disso, fornece instrumentos teóricos-técnicos, fomentando uma abordagem compreensiva para manejos específicos com a população de enlutados.
A especialização também estimula a reflexão, a discussão e a sensibilização sobre como lidar com o luto.
Coordenação do Curso
Prof.ª Mestra Renata Pereira Condes
Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, com aprimoramento em Psicologia no Hospital do Servidor Público Estadual – Francisco Morato de Oliveira. Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia
Atuou como psicóloga na UTI Neonatal da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e foi Supervisora do Serviço de Psicologia – Psicologia Hospitalar da Santa Casa de São Paulo.
Tem experiência na área da psicologia clínica e hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: psicodiagnóstico, psicanálise, maternidade, vínculo mãe-bebê, psicologia infantil, saúde da mulher, saúde materno-infantil, luto e interconsulta psicológica.
Atualmente é coordenadora, supervisora e professora no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicologia Hospitalar da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP); é coordenadora e professora do curso de atualização em “Perdas, morte e luto: aspectos introdutórios“ da FCMSCSP. Também é membro do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Santa Casa de São Paulo.
Para saber mais sobre o Curso de Perdas, Morte e Luto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, acesse o nosso site.