Generic selectors
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors

vem pra santa

Certificações

Perdas, Morte e Luto: aspectos introdutórios EAD

Extensão na modalidade EAD

Integralmente em EAD, o curso de atualização Perdas, Morte e Luto: aspectos introdutórios tem como objetivo apresentar principais conceitos sobre morte e luto na contemporaneidade, com vistas a uma visão crítica e ética na área. Possibilitar um início de instrumentalização teórico-técnica compreensiva para manejos específicos com a população de enlutados; e estimular reflexão, discussão e sensibiliza.

O curso visa explorar a morte como um fenômeno humano: O curso pode examinar a morte do ponto de vista cultural, religioso, filosófico e psicológico, fornecendo uma visão abrangente da morte como parte da experiência humana.

A  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição com nota máxima no MEC.


Perdas, Morte e Luto: aspectos introdutórios

Acesse o conteúdo programático do Curso.

  • EAD - Aulas ao vivo
  • 38 horas

Saiba mais

perfil do alunoPerfil do aluno

  • Profissionais e/ou graduandos da área da saúde;
  • Profissionais que lidem com morte e luto diretamente, como: professores, pedagogos, gestores, estudiosos sobre questões sociais (antropólogos, sociólogos).

HorárioHorário

  • 38 horas
  • 8 sábados, das 8h30 às 12h30 (EAD)
  • Aulas ao vivo, não gravadas.

  • Ministradas por Mestres e Doutores com sólida experiência, altamente qualificados e experientes.
  • Hospital escola referência na Cidade de São Paulo, que atende pacientes de diversas especialidades e de diferentes níveis de complexidade.
  • Contextualizado a partir das Disciplinas ministradas no módulo teórico.
  • Grupos de estágio reduzidos a 8 alunos por turma, garantindo uma orientação personalizada. Preparamos os alunos para se destacarem na área da fisioterapia cardiorrespiratória, unindo teoria e prática de forma atualizada e contextualizada.
  • Prática da fisioterapia cardiorrespiratória nas Unidades Hospitalares de Internaçã
  • o Clínica e Cirúrgica da Santa Casa de SP, atendendo pacientes de diversas especialidades e complexidades, e proporcionando aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Ao concluir o curso, o fisioterapeuta estará capacitado para:

 

  • Explorar a fisiologia e fisiopatologia do sistema cardiopulmonar, assim como a fisiologia do exercício.
  • Interpretar exames complementares relacionados à cardiologia e pneumologia.
  • Aplicar técnicas utilizadas na assistência fisioterapêutica cardiopulmonar em diferentes unidades, como a Unidade de Terapia Intensiva, Unidade Coronariana, Unidade Semi-intensiva, Unidade de Reabilitação Ambulatorial e fisioterapia respiratória.
  • Realizar avaliações detalhadas em pacientes com fatores de risco cardiovascular e pulmonar, disfunções autonômicas, insuficiência coronariana, insuficiência cardíaca aguda e crônica, doenças pulmonares restritivas e obstrutivas, transplante cardíaco e pulmonar, entre outros.
  • Interpretar e aplicar protocolos fisioterapêuticos institucionais embasados em evidências científicas, a fim de planejar de forma crítica o tratamento dos pacientes em diferentes fases de evolução clínica, visando reduzir morbimortalidade, tempo de internação e melhorar a qualidade de vida.

Objetivos do Curso

  • Apresentar principais conceitos sobre morte e luto na contemporaneidade, com vistas a uma visão crítica e ética na área.
  • Possibilitar um início de instrumentalização teórico-técnica compreensiva para manejos específicos com a população de enlutados; e
  • Estimular reflexão, discussão e sensibilização sobre as situações de perdas, morte e luto.

 

Critérios de Avaliação

  • Participação em aula: – Atividades síncronas online (Videoconferências e discussões em pequenos grupos); – Atividades assíncronas (fóruns de discussão).
  • Presença: frequência mínima de 75% (presença em 6 videoconferências). Observação: As etapas de portfólio não serão consideradas a termo de aprovação, mas são importantes instrumentos de processo formativo.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais que cursam “Perdas, Morte e Luto: aspectos introdutórios” pode ser variado, dependendo do contexto e das habilidades adicionais que esses profissionais possam ter. Aqui estão algumas das áreas e funções em que esses profissionais podem encontrar oportunidades:

  • Aconselhamento e Psicoterapia: Profissionais com formação em perdas, morte e luto podem trabalhar como conselheiros ou psicoterapeutas especializados em ajudar pessoas que estão passando por luto ou enfrentando perdas significativas. Eles podem trabalhar em consultórios particulares, clínicas de saúde mental, hospitais, ou centros de aconselhamento.
  • Acompanhamento de Luto: Alguns profissionais podem atuar como acompanhantes de luto, oferecendo suporte emocional individualizado para pessoas enlutadas. Isso pode ser feito em organizações sem fins lucrativos, hospices, ou em práticas privadas.
  • Trabalho em Hospices e Cuidados Paliativos: Profissionais com conhecimento em luto podem encontrar oportunidades em hospices e programas de cuidados paliativos, onde podem oferecer suporte a pacientes terminais e suas famílias.
  • Educação e Treinamento: Há demanda por educadores e treinadores que possam ensinar outros profissionais de saúde e assistência social sobre como lidar com pacientes e clientes que estão enfrentando perdas e luto. Isso pode incluir ministrar cursos, workshops e palestras.

Excelência no Ensino

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.

 

Processo seletivo 2024 - 2º semestre

Início das aulas: 10/08/2024

Telefone

(11) 3367-7894

(11) 3367-7743

pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Perdas, Morte e Luto: aspectos introdutórios EAD

Extensão - EAD

Tempo para conclusão do curso

38 horas

Inscrições abertas até:

22/07/2024

Taxa de inscrição:

R$ 70,00

Período de matricula

01 a 02/08/2024

Investimento

4 mensalidades de R$ 330,00

 

Acessa a página de Inscrições e Matrícula para demais informações

Coordenação

Prof.ª Mestra Renata Pereira Condes

Coordenação

Acessar o Lattes

Perguntas Frequentes

Regulamento interno de Cursos Lato Sensu, clique aqui para conferir.

Regulamento interno dos Cursos Stricto Sensu, clique aqui para conferir.

Para curso de pós-graduação Stricto Sensu, há bolsas ou taxas da CAPES, de acordo com as cotas disponíveis.

Para curso de pós-graduação Lato Sensu,  a FCMSCSP não oferece bolsas.

Você pode acompanhar o status da sua inscrição na “Central do candidato”, ícone localizado abaixo do formulário de inscrição da página do curso. Nessa área, você encontrará automaticamente a comprovação de pagamento. Caso precise emitir uma segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Para emissão da segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação- Cursos Lato Sensu
Atualmente, os cursos de pós-graduação não oferecem a opção de trancamento do curso. Caso necessite de orientações mais detalhadas, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação - Cursos  Stricto Sensu
É possível solicitar o trancamento dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, conforme os critérios estabelecidos no Regimento Interno desses cursos. Você pode consultar esse regimento nos sites dos cursos Stricto Sensu. Para obter orientações mais detalhadas sobre o processo de trancamento, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br