Até algum tempo atrás o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), era conhecido como Distúrbio Específico de Linguagem (DEL).
Este transtorno, está relacionado as dificuldades persistentes na fala e no desenvolvimento da linguagem de crianças.
Uma das principais características do TDL, é o fato de não estar diretamente ligado a lesões no cérebro ou qualquer síndrome.
Não há como determinar de forma concreta o que causa o distúrbio. No entanto, as dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento da fala podem estar relacionadas a problemas auditivos.
Um profissional que é essencial para o diagnóstico e tratamento do TDL, é o fonoaudiólogo.
Por isso, hoje falaremos sobre este transtorno e a importância dos profissionais no diagnóstico.
Como dito no início, o TDL é um transtorno que faz com que muitas crianças apresentem dificuldades para desenvolver a fala.
Nos pais e até mesmo nos profissionais, pelo menos a princípio, há uma estranheza pelo fato da criança não conseguir falar. Visto que, em sua maioria, elas têm condições de aprender a falar normalmente.
Devido à importância do diagnóstico e tratamento com profissionais, o dia 16 de outubro é designado o dia da Conscientização do Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem.
Além da possível presença de problemas auditivos, o TDL pode estar relacionado a falta de incentivo da fala ou sem um dos primeiros sinais de autismo. Em contrapartida, a criança pode não sofrer de nenhum outro problema e ainda assim apresentar dificuldade de desenvolvimento de linguagem.
Dados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, mostraram que 7 em cada 100 crianças podem ter, em algum nível, dificuldades para aprender a falar, mesmo que a criança seja saudável.
Ou seja, de certa forma o TDL não é tão raro e se apresenta mais em meninos do que em meninas.
Estas dificuldades são observadas primeiramente pelos pais, responsáveis ou alguém que tenha contato próximo com a criança.
A maior parte dos diagnósticos acontece por volta dos 3 anos de idade, quando as crianças simplesmente não falam ou apenas balbuciam poucas palavras.
A restrição de vocabulário e a dificuldade em formar frases, também dever ser observadas.
Como podem existir diversos níveis de dificuldades, o tratamento deve ser feito especialmente para cada caso. Em algumas crianças o TDL pode ser leve, em outras mais grave e se prolongar durante a adolescência e a vida adulta.
Diante da complexidade do transtorno, o diagnóstico precoce é fundamental.
Isso porque ao mesmo passo que o TDL pode não estar relacionado a outros problemas de saúde, pode estar ligado ao autismo e problemas auditivos. Por isso, profissionais capacitados são peças-chave no diagnóstico e tratamento.
Caso os pais observem tais sintomas, devem buscar ajuda. Lembrando que, o diagnóstico ainda não é preciso até que a criança tenha cerca de 4 anos, tudo dependerá de quais serão os resultados do tratamento.
A descoberta tardia, pode afetar a vida das crianças de diversas maneiras. Seja pelas dificuldades de se expressar ou para aprender na escola, o TDL ainda atrapalha a socialização e pode fazer com que a criança sofra bullying e se isole.
Por isso, observar os sinais, contar com a ajuda de professores e principalmente, dos profissionais de fonoaudiologia é fundamental para o bem-estar infantil.
Diante da importância desse diagnóstico, que muitas vezes é tardio ou equivocado, contar com profissionais capacitados é imprescindível e para isso, um curso de fonoaudiologia de qualidade faz toda a diferença.
Na FCM Santa Casa, você encontra o curso de fonoaudiologia perfeito, com professores capacitados que te preparará para enfrentar as adversidades da profissão e diagnosticar problemas como o TDL de forma certeira, sem prejuízo à saúde dos pacientes.
Em 2019 o curso de fonoaudiologia, com duração de 4 anos da FCM Santa Casa recebeu 4 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante.
Além disso, o curso de fonoaudiologia teve seu processo de criação estudado e avaliado por Comissão nomeada pelo Ministério da Educação, recebendo conceito A. O curso foi autorizado pela Portaria 4.478 de 22/12/2005, D.O.U. de 23/12/2005 – Decreto Fed. 3.908/2001, com reconhecimento renovado pela Portaria Nº 135, de 1º de março de 2018.
Os alunos contam com uma Clínica de Fonoaudiologia específica para atendimento ao público em geral e têm contato com pacientes desde o primeiro ano do curso.
O complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo dispõe, ainda, do Ambulatório de Distúrbios do Comportamento e Aprendizado, voltado para o diagnóstico, tratamento e encaminhamento de casos de distúrbios de aprendizagem.
Desta forma, ao se formar o aluno já vai para o mercado preparado para lidar com diversos casos, pois já teve contato com pacientes em todas as etapas do curso. O que é de extrema importância para lidar com o TDL e entender suas particularidades.
O profissional formado no curso de fonoaudiologia da FCM Santa Casa pode atuar em variadas áreas:
– Ambiente hospitalar, escola, creche, Unidade Básica de Saúde (UBS), clínicas, empresas;
– Habilitação, reabilitação e aprimoramento da comunicação em todas as fases da vida: bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos;
Atuação em casos de Síndrome de Down, surdez, autismo, paralisia cerebral, gagueira, fissura palatina e avaliação do equilíbrio;
. Voz profissional em cantores e atores;
. Avaliação e intervenção dos distúrbios de linguagem de origem neurológica;
. Avaliação e intervenção dos distúrbios de aprendizagem e dislexia, distúrbios de linguagem, desenvolvimento da audição, avaliação e acompanhamento de bebês de risco.
Como podemos perceber, o curso de fonoaudiologia da FCM Santa Casa é completo e prepara o aluno para diversas vias da carreira. O que o torna um profissional dinâmico e capaz de lidar com diversos pacientes, inclusive aqueles que apresentam sintomas de TDL.
Com os exercícios e demais tratamentos indicados pelo profissional, a criança terá a chance de se desenvolver melhor, evoluir na fala, compreensão, escrita e demais áreas de aprendizado. E, caso o TDL seja apenas a porta de entrada para outros distúrbios, o profissional poderá auxiliar a fechar um diagnóstico correto.