Quais as possibilidades de atuação dentro da enfermagem?

A escolha da enfermagem como profissão, tem ganhado cada dia mais adeptos. Optar por este curso de graduação, não é mais visto como apenas atuar como um “ajudante” do médico e a profissão vem demonstrando sua importância, principalmente nos últimos anos.

Com a chegada da pandemia no fim de 2019 e que se alastrou pelo mundo em 2020, a enfermagem se mostrou fundamental em diversos aspectos dentro da área da saúde. Além de ser essencial para garantir o bem-estar dos pacientes durante consultas ou internações, também auxilia na qualidade de vida das pessoas no geral.

Por isso, antes de falarmos sobre as possibilidades dentro desta carreira, é importante optar por estudar em uma instituição séria e com ensino de qualidade como a FCM Santa Casa. Assim, você estará pronto para atuar em qualquer uma das áreas da enfermagem.

Carreira na enfermagem

A ideia de que enfermeiros não são profissionais extremamente importantes na área da saúde já caiu por terra, como dissemos anteriormente.

Para atuar na enfermagem, assim como em diversos ramos dentro desta área, é preciso espírito de equipe. Isso porque, cada profissional tem papel fundamental no sucesso do trabalho do colega.

Médicos, enfermeiros e auxiliares atuam de forma integrada para manter ou restabelecer a saúde de pacientes com os mais diversos problemas de saúde.

É normal que antes de se decidir pela graduação em enfermagem, muitos estudantes tenham dúvidas sobre a profissão e quais caminhos seguir após a formação.

No entanto, é importante observar que as opções são as mais diversas dentro da profissão e certamente, alguém que se interesse pela área vai encontrar um campo de atuação com o qual tenha mais afinidade.

Outro ponto importante para se atentar antes de começar a graduação na área da saúde, é pesquisar sobre opções de carreira e piso salarial de cada categoria.

Lembrando que, profissionais qualificados têm muito mais chances no mercado de trabalho.

Veja agora algumas opções de carreira dentro da enfermagem

Possibilidade de atuação na área da enfermagem

Analise as opções dentro do ramo de enfermagem e veja com que mais se identifica, qual combina melhor com sua personalidade e aptidões:

  • Enfermagem geral: quem opta por enfermagem, após finalizar a graduação, pode atuar em clínicas e hospitais da rede pública ou particular. Este profissional atua na coordenação da equipe que está de plantão, além disso, sempre que necessário, auxilia no cuidado com os pacientes.

O enfermeiro-geral, de certa forma, tem um cargo administrativo também, afinal realiza o cadastramento dos pacientes, anota informações sobre o quadro de cada um etc.

  • Enfermagem home care: se você vem buscando mais informações sobre a graduação em enfermagem, certamente já ouviu falar desta área. A enfermagem home care tem se tornado bastante popular e requisitada nos últimos anos. Diversos planos de saúde já oferecem aos pacientes atendimento em casa.

Desta forma, o profissional atua de acordo com a localidade e disponibilidade do paciente, de acordo com a localidade e disponibilidade do paciente, para realizar os cuidados e procedimentos necessários para seu tratamento. Obviamente, que o enfermeiro consegue apenas realizar cuidados básicos fora de um hospital e em casos mais complexos, o atendimento médico também é realizado na casa do paciente.

  • Enfermagem pediátrica: o aluno que optar por exercer esta profissão após a conclusão dos estudos na FCM Santa Casa, vai lidar diretamente com os cuidados infantis. Crianças com doenças graves e mais complexas de serem tratadas, são monitoradas por estes enfermeiros.

É preciso analisar suas aptidões antes de escolher esta carreira, pois é necessário paciência, carinho e muita atenção com as crianças que enfrentam doenças graves. A enfermagem tem um papel muito importante ao longo do tratamento destes pacientes e em sua recuperação.

  • Enfermagem estética: como o próprio nome já diz, este profissional vai lidar com estética e beleza, irá atuar em clínicas direcionadas para estes fins. Seu papel será auxiliar na realização de procedimentos com laser, drenagens linfáticas e processos realizados na pele dos pacientes.

Esta também é uma área em expansão, visto o crescimento e a procura por estes tratamentos. O enfermeiro-estético ainda pode atuar em consultórios odontológicos, clínicas dermatológicas e outros ramos que atendam a estas necessidades.

  • Enfermagem geriátrica: assim como na enfermagem pediátrica, na enfermagem geriátrica também é necessário cuidado, carinho e paciência. O enfermeiro deste ramo, deve cuidar e auxiliar idosos com quadros graves ou aqueles idosos que não estão doentes, mas necessitam de cuidado e auxílio para realizar atividades básicas.

Este profissional pode atuar em diversos ambientes, hospitais e clínicas, casas de repouso, lar de idosos ou até mesmo na casa dos pacientes.

  • Enfermagem obstétrica: este profissional será responsável por auxiliar e cuidar das mulheres durante a gestação, trabalho de parte e nascimento do bebê. Também auxiliam com os primeiros cuidados pós-parto, tanto da mãe quanto da criança.

Os enfermeiros desta área, são fundamentais para sanar dúvidas e amparar as mães, principalmente aquelas de primeira viagem, que podem ter muitas dúvidas e receios em relação aos cuidados com o recém-nascido.

  • Enfermagem forense: para quem tem aptidões por investigações criminais, a graduação da FCM Santa Casa em enfermagem pode abrir caminhos. Os profissionais desta área, auxiliam as vítimas de violência e colaboram para as investigações de possíveis crimes.

Para isso, é necessário coletar provas, analisar vestígios e preservar indícios.

Matricule-se na FCM Santa Casa e invista no seu futuro

O curso de enfermagem da FCM Santa Casa, é reconhecido pelo MEC e forma profissionais capazes de atuar em: assistência, gerenciamento, ensino e pesquisa, além de todas as opções acima citadas e mais.

O curso tem como objetivo possibilitar que os estudantes desenvolvam suas capacidades técnicas e críticas sobre diversos aspectos que vão além da profissão e abrangem a sociedade como um todo.

O estudante vai obter conhecimentos teóricos, técnicos e práticos acerca desta profissão tão importante para a sociedade. Além disso, vai poder olhar para o passado da profissão, observar suas transformações ao longo das décadas e vislumbrar tudo o que o futuro oferece.

Tudo isso com os melhores professores e infraestrutura para desenvolver e adquirir conhecimento.

Confira também: Curso de Graduação em Enfermagem

Para saber mais sobre o curso e vestibular, acesse o nosso site.