Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Enfermagem em Urgência e Emergência

O curso de Pós-graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar tem por objetivo formar especialistas que trabalhem com abordagem humanizada e capacidade para o planejamento e assistência em unidades de emergência.

O egresso do curso é capacitado em protocolos de instituições nacionais e internacionais e desenvolve as competências necessárias para atuar com confiança em situações de emergências em prontos-socorros, em unidades de resgate, catástrofes e no transporte de pacientes críticos.

Qual a importância da Enfermagem na área da Urgência e Emergência?

A área de Enfermagem em Urgência e Emergência é de extrema importância para conduzir pacientes em condição de emergência e realizar um trabalho aliando fundamentação teórico-científica com habilidades técnicas, capacidade de liderança, iniciativas e estabilidade emocional.

O especialista tem como foco a melhoria da qualidade de assistência. Utilizando da abordagem indivualizada, o profissional poderá atuar em:

  • Atendimentos pré, trans, intra hospitalar
  • Atendimento a  adultos e populações especiais (Neonatologia, Pediatria, Gestante, Idoso, Psiquiatria e Obesos)
  • Atuação em catástrofes.
  • Em ambulâncias como enfermeiro emergencista em resgate
  • No transporte de pacientes críticos

O enfermeiro atua em Unidades de Urgência e Emergência, como, por exemplo, em Pronto Socorros, AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial), UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), Hospitais no atendimento pré-hospitalar e Serviços de ambulância e transporte de pacientes.

O profissional também estará apto para atuar em unidades de internação, cirúrgicas, oncológicas, clínicas, UBS, entre outras. Para manter sua rotina de trabalho, é necessário possuir conhecimento técnico, científico e prático para tomar decisões corretas de forma ágil, além de transmitir acolhimento e segurança para equipe, paciente e familiares.

Especialize-se em Urgênca e Emergência pela Faculdade da Santa Casa de SP

A metodologia do curso de Pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar da FCMSCSP é pautada em ações didáticas do processo de ensino-aprendizagem, onde situações desafiadoras são aplicadas à realidade, a fim de enriquecer a discussão, a troca, a reflexão, o desenvolvimento e aprimoramento do raciocínio clínico e pensamento crítico individual e coletivo. Serão utilizadas didáticas como:

  • Aula teórico-prática com resolução de situação-problema/estudo de caso, baseado nos protocolos de instituições renomadas nacionais e internacionais;
  • Prática no centro de simulação; atividades em ambiente virtual de aprendizagem;
  • Estágio supervisionado e simulado (atendimento clínico, pré, trans e intrahospitalar e atendimento em catástrofes).

O curso tem 460h de carga horária, dessas, 60h são de estágio supervisionado e 92h de aulas à distância.

INSCREVA-SE PARA A TURMA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE 2024