Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência

A Especialidade da Enfermagem em Urgência e Emergência abrange em um amplo campo, tanto no intra como no pré hospitalar, em unidades como prontos-socorros, unidade de pronto Atendimento (UPA), Atendimento Pré Hospitalar (APH) e no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e nos serviços privados de Urgência e Emergência.

A enfermagem é a arte que se relaciona aos cuidados com o ser humano, e o Enfermeiro com a equipe de enfermagem está sempre à frente no cuidar e acolher o paciente e sua família, sendo o profissional que realiza o principal contato com o paciente.

Diante deste cenário, torna-se primordial a formação do enfermeiro como especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, ou ainda como formação complementar a de especialista em outras áreas como clínica, cirúrgica ou oncológica, pois assim ele estará apto ao atendimento de emergências que demandam atenção total do profissional em todas as unidades, em todas as fases da vida do indivíduo.

Onde o enfermeiro especialista em Urgência e Emergência pode atuar? 

O enfermeiro atua em unidades de emergência, em hospitais, prontos-socorros, UPAs e APH. Além disso, o enfermeiro com formação complementar especializado em Urgência e Emergência também estará apto ao atendimento de emergências que acontecem nas diversas unidades (unidades de internação, cirúrgicas, oncológicas, clínicas, UBS, entre outras).

Para manter sua rotina de trabalho, é necessário possuir conhecimento técnico, científico e prático para tomar decisões corretas de forma ágil, além de transmitir acolhimento e segurança para equipe, paciente e família.

Por isso, é fundamental investir em um bom curso de especialização.

Mercado de trabalho para enfermeiros especializados em Enfermagem em Urgência e Emergência

O mercado de trabalho para profissionais com especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência está em expansão, isso porque a área é fundamental tanto para o funcionamento de hospitais quanto para a vida do paciente.

Podem atuar tanto em serviços públicos quanto privados prestando atendimento nas unidades de emergência hospitalar, UPAS e APH (Samu e Privadas).

Qual a importância da Enfermagem na área da Urgência e Emergência?

A Enfermagem na área de Urgência e Emergência é de extrema importância para conduzir pacientes em condição de emergência e realizar um trabalho aliando fundamentação teórico-científica com habilidades técnicas, capacidade de liderança, iniciativas e estabilidade emocional.

Em vista disso, é fundamental que o profissional busque especialização para desenvolver as habilidades necessárias para a atuação em situações de urgência.

Como se especializar em Enfermagem em Urgência e Emergência?

Para ser um especialista em enfermagem em urgência e emergência, é necessário ter concluído a graduação em Enfermagem e ter a inscrição no Coren (Conselho Regional de Enfermagem).

Os serviços têm priorizado contratação para aos profissionais especializados que possuam aptidão técnico-científica específica para atuar de forma ética e humanizada no atendimento do cliente.

Para se especializar, conheça o curso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

Curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar da FCMSCSP visa formar enfermeiros em Urgência e Emergência por meio de uma abordagem humanizada, que prioriza habilidades de planejamento e assistência em unidades como prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Por meio do curso, o profissional se qualifica para atender aos adultos e às populações especiais (neonatologia, pediatria, gestante, idoso, psiquiatria e obesos), tendo como foco a otimização do atendimento dessas populações durante procedimentos pré, trans e intra-hospitalar, além de promover conhecimentos para atuação em catástrofes e na integração dos níveis e atenção à saúde.

Conheça a metodologia do curso com aulas teórico-práticas e estágio supervisionado e seja um profissional que agregue competências primordiais na enfermagem.

Acesse o site: https://fcmsantacasasp.edu.br/enfermagem-em-urgencia-e-emergencia-com-enfase-em-atendimento-pre-hospitalar/

Foto: Reprodução/Freepik/@DCStudio