Conheça o papel do enfermeiro especialista em Cardiologia e Hemodinâmica

O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica agrega conhecimentos para uma atuação de excelência em diversos cenários de atendimento, como na Atenção Primária à Saúde e no atendimento secundário e terciário ao paciente com agravos clínicos diretamente relacionados à cardiologia. Além disso, compreende também a assistência secundária às complicações clínicas ou cirúrgicas de outras patologias. 

Essa especialização proporciona que o profissional tenha condições técnicas de alinhar o conhecimento teórico e prático, de acordo com as oportunidades de atuação — como centros de diagnóstico, unidades de internação, pronto-socorro, unidades de hemodinâmica e UTI —, aprimorando as técnicas de manejo e o raciocínio clínico do enfermeiro na área de saúde básica e aplicada, de modo a qualificar a assistência em qualquer unidade que tenha atendimento à cardiologia. 

Qual o papel do enfermeiro na área de Cardiologia?

O enfermeiro especialista em Cardiologia e Hemodinâmica possui expertise na área de avaliação clínica, interpretação de exames de imagem — como tomografia, angiotomografia, ressonância, cateterismo, angioplastia, ecocardiograma, holter — oferecendo conhecimento teórico em imaginologia, voltada para área de cardiologia. Além disso, interpreta exames específicos da área, como os biomarcadores de lesão cardíaca e outros que são comuns a quaisquer pacientes. Por meio de conhecimentos especializados na área de cardiologia clínica, cirúrgica e intervencionista, esse profissional auxilia de maneira decisiva na gestão do cuidado, favorecendo que os resultados sejam os melhores possíveis. 

A capacidade de raciocínio clínico desenvolvida com base nos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos, auxilia para que as tomadas de decisão sejam mais assertivas e dinâmicas, de acordo com as necessidades dos usuários dos serviços nas esferas da Atenção Primária, Secundária e Terciária da Saúde.

O que faz um enfermeiro especializado em Cardiologia e Hemodinâmica? 

Com o avanço das tecnologias em saúde surge a demanda por profissional especializado para gerenciar o cuidado na área da Cardiologia Intervencionista.

O enfermeiro especialista atua para que o momento de entrada no paciente no hospital ou na unidade de atendimento ocorra por meio de procedimentos qualificados, com a validação da vulnerabilidade clínica do cardiopata em situações eletivas ou de emergências, permitindo o planejamento do cuidado de forma individualizada e com qualidade, graças à expertise do profissional.

O controle de suporte clínico, desde a admissão do paciente até a alta, o controle de materiais de alto custo e tecnologias de ponta, o controle de recursos humanos na área de Hemodinâmica permeiam melhores práticas e resultados, procedimentos nos quais se destaca a atuação deste profissional. 

Como atuar na área de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica? 

O enfermeiro que deseja trabalhar nas áreas de Cardiologia e Hemodinâmica precisa realizar uma especialização voltada para esse campo. 

O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica oferecido pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), buscando a excelência e qualidade da formação, tem como objetivo cumprir com as demandas atuais da saúde e facilitar o acesso dos enfermeiros ao mercado de trabalho, promovendo oportunidades de crescimento profissional nesse campo de atuação.

Ao realizar o curso de especialização em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica, o enfermeiro terá se qualificado, obtendo conhecimento para prestar a melhor assistência e o gerenciamento adequado nessas especialidades.

A formação do enfermeiro especialista em Cardiologia e Hemodinâmica pode facilitar sua inserção no mercado de trabalho em diferentes áreas, como nas unidades de internação, UTIs e emergências, além desses profissionais serem muito importantes no aprimoramento da saúde na Atenção Primária, contribuindo de modo sustentável com a prevenção, o tratamento e a educação na área das doenças crônicas não transmissíveis.

GOSTOU DESSE CURSO? ENTÃO INSCREVA-SE AGORA MESMO!

Foto: Reprodução/Freepik/@kalinovskiy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *