Conheça o papel do enfermeiro especialista em Cardiologia e Hemodinâmica

O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica prepara enfermeiros para atuar nas áreas de cardiologia clínica e cirúrgica, intervencionista e emergência.

Ao final da especialização, o egresso terá um profundo conhecimento na área e um raciocínio clínico acurado para as situações as quais irá se deparar. Desta forma, o profissional irá se destacar no mercado de trabalho como alguém capacitado para assistência e gerenciamento na área da especialidade.

O curso agrega conhecimentos para uma atuação de excelência em diversos cenários de atendimento, como na Atenção Primária, Secundário e Terciário à Saúde ao paciente com agravos clínicos diretamente relacionados à Cardiologia. Além disso, compreende também a assistência secundária às complicações clínicas ou cirúrgicas de outras patologias. 

Essa especialização proporciona que o profissional tenha condições técnicas de alinhar o conhecimento teórico e prático, de acordo com as oportunidades de atuação — como centros de diagnóstico, unidades de internação, pronto-socorro, unidades de hemodinâmica e UTI —, aprimorando as técnicas de manejo e o raciocínio clínico do enfermeiro na área de saúde básica e aplicada, de modo a qualificar a assistência em qualquer unidade que tenha atendimento à cardiologia. 

Qual o papel do enfermeiro na área de Cardiologia?

O enfermeiro especialista em Cardiologia e Hemodinâmica possui expertise na área de avaliação clínica, interpretação de exames de imagem — como tomografia, angiotomografia, ressonância, cateterismo, angioplastia, ecocardiograma, holter — oferecendo conhecimento teórico em imaginologia, voltada para área de cardiologia. Além disso, o profissional pode interpretar exames específicos da área, como os biomarcadores de lesão cardíaca e outros que são comuns a quaisquer pacientes.

Esse profissional auxilia de maneira decisiva na gestão do cuidado, favorecendo que os resultados sejam os melhores possíveis, além de auxiliar que tomadas de decisão sejam mais assertivas e dinâmicas, de acordo com as necessidades dos usuários dos serviços da saúde.

Áreas de atuação

O campo de atuação é amplo, podendo atuar em cuidados críticos ao adulto, assistência ambulatorial, assistências em Unidades de Internação, Unidades Cardiológicas e de Terapia Intensiva, e Unidades de Diagnósticos, como Hemodinâmica, por exemplo

O enfermeiro especialista em Cardiologia e hemodinâmica também pode participar de práticas cirúrgicas em clínicas e hospitais, tanto na equipe de apoio durante as sessões, como no pré e no pós-operatório.

Além disso, com o avanço das tecnologias em saúde, surge a demanda por profissional especializado para gerenciar o cuidado na área da Cardiologia Intervencionista. O enfermeiro especialista pode atuar para que a entrada do paciente no hospital ou em alguma unidade de atendimento ocorra por meio de procedimentos qualificados, com a validação da vulnerabilidade clínica do cardiopata em situações eletivas ou de emergências, permitindo o planejamento do cuidado de forma individualizada e com qualidade.

O controle de suporte clínico, desde a admissão do paciente até a alta, o controle de materiais de alto custo e tecnologias de ponta, o controle de recursos humanos na área de Hemodinâmica permeiam melhores práticas e resultados, procedimentos nos quais se destaca a atuação deste profissional. 

Especialize-se em Cardiologia e Hemodinâmica na Faculdade da Santa Casa de SP

O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) visa:

  • Entender o papel do enfermeiro especialista nos cuidados de clínica, cirurgia, emergência, urgência e intervenção cardiovascular.
  • Prestar assistência de enfermagem ao paciente cardíaco, em ambiente clínico e ambulatorial, assim como em ambientes cirúrgico, unidades de terapia intensiva, e de emergência.
  • Aplicar raciocínio crítico na área de enfermagem em cardiologia e intervenção cardiovascular, com ênfase no processo assistencial.

O curso tem 420h de carga horária, sendo 270h para módulo teórico, 90h para módulo prático e 60h para a monografia. As atividades práticas ocorrem em Unidades Hospitalares de Internação Clínica e Cirúrgica do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, referência no atendimento de pacientes de diversas especialidades e de diferentes níveis de complexidade. Além disso, os alunos realizam visitas técnicas em Instituições de referência especializadas em Cardiologia e Hemodinâmica.

INSCREVA-SE PARA A TURMA DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA DE 2024

Foto: Reprodução/Freepik/@kalinovskiy