O que é Audiologia Clínica?

A Audiologia é uma especialidade da área de Fonoaudiologia que trata os distúrbios de comunicação do sistema auditivo. A especialidade trata os problemas de captação, percepção e interpretação de sons de diversas origens.

O curso de Pós-graduação em Audiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo tem por objetivo fornecer instrumentação teórico-prática a fonoaudiólogos, com o intuito de torná-los qualificados em procedimentos de maior complexidade e especificidade na área de avaliação audiológica.

O especialista da área é responsável pelo diagnóstico e tratamento, agindo em conjunto com o campo de pesquisa. É importante ressaltar que a área está em constante desenvolvimento, sendo que este avanço é justificado pelo crescimento de disfunções por conta do uso incorreto de fones de ouvido e envelhecimento populacional, por exemplo, tornando necessário ter mais especialistas para diagnosticar e tratar destas doenças.

O profissional especialista em Audiologia atua de modo à intervir em clínicas de Fonoaudiologia e ao atendimento de pacientes em contextos mais abrangentes: pessoas de diversas faixas etárias e patologias congênitas e adquiridas. 

O exame de audiometria, inclusive, é feito por um fonoaudiólogo habilitado. O teste é simples, rápido e indolor, em que o paciente entra em uma cabine acústica isenta de ruídos do ambiente. Há dois tipos que são mais usados na prática: o vocal e o tonal. 

Mercado de trabalho

Em decorrência ao envelhecimento populacional, há uma alta procura para especialistas em Audiologia. Em paralelo a isso, essa situação também é detectada entre crianças e adolescentes, visto que também foi detectado um aumento da perda de adição, ocasionada, por exemplo, pelo uso incorreto de fones de ouvido.

O campo profissional para quem conclui um curso de Audiologia é amplo e diversificado, podendo encontrar oportunidades de trabalho em diversas áreas:

  • Clínicas e Hospitais: Audiologistas clínicos trabalham diretamente com pacientes, conduzindo avaliações auditivas, fazendo diagnósticos, recomendando aparelhos auditivos e desenvolvendo planos de reabilitação auditiva;
  • Centros de Pesquisa: Profissionais com formação em audiologia clínica podem se envolver em pesquisas relacionadas a novas tecnologias, tratamentos e métodos de avaliação auditiva;
  • Indústria de Aparelhos Auditivos: A indústria

Após 13 meses de curso, o profissional terá um alto padrão na prestação de assistência audiológica

Saiba mais sobre o curso de Pós-graduação em Audiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O curso é oferecido na modalidade presencial e é composto por 75% de atividades práticas e 25% de aulas teóricas.

Ao final do curso, o estudante deverá demonstrar as seguintes habilidades:

  • Demonstrar capacidade de elaborar cálculo clínico para diagnóstico nas áreas de audiologia externas para adultos e crianças, bem como avaliação do sistema vestibular e processamento auditivo.
  • Adquirir conhecimentos sobre os princípios e métodos de avaliação, além de ser capaz de interpretar os testes relacionados aos sistemas auditivo e vestibular.
  • Realizar análises críticas da literatura científica relacionadas à avaliação auditiva e vestibular.
  • Estabelecer um alto padrão na prestação de assistência audiológica.
  • Orientar e encaminhar o paciente de maneira adequada para avaliações e tratamentos específicos para cada situação.

INSCREVA-SE PARA A TURMA DE AUDIOLOGIA DE 2024

Foto: Reprodução/Freepik/prostooleh