Afinal, o que é Audiologia Clínica?
A Audiologia é uma especialidade da área de Fonoaudiologia que trata os distúrbios de comunicação do sistema auditivo. A especialidade trata os problemas de captação, percepção e interpretação de sons de diversas origens.
O especialista da área é responsável pelo diagnóstico e tratamento, podendo agir em conjunto com o campo de pesquisa. Os setores de atuação desse profissional são a Audiologia Clínica, como já explicada, e a Ocupacional, ambas as áreas estão em constante desenvolvimento. Tal avanço é justificado pelo crescimento de disfunções por conta do uso incorreto de fones de ouvido e envelhecimento populacional, por exemplo, fazendo com a que a procura de cursos de pós-graduação na área também aumente.
Os cursos na área de Fonoaudiologia da Faculdade Santa Casa de SP, por exemplo, contam com pós-graduações em Audiologia Clínica, Audiologia Educacional e Especialização em Voz. A graduação, por sua vez, tem como objetivo a formação de profissionais para atuar na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação humana, bem como aperfeiçoar os padrões de audição, voz, fala e linguagem.
Além de entender o que é Audiologia Clínica, também é importante reconhecer a diferença entre a Audiologia Ocupacional, que, em linhas gerais, está no foco de atuação do especialista. Na Audiologia Clínica, a cobertura está relacionada à intervenção em clínicas de Fonoaudiologia e ao atendimento de pacientes em contextos mais abrangentes: pessoas de diversas faixas etárias e patologias congênitas e adquiridas.
Já a Audiologia Ocupacional relaciona-se à prática no cenário trabalhista. O profissional atua em testes audiométricos admissionais, periciais e ocupacionais, analisando a audição de candidatos em processos seletivos.
O exame de audiometria, inclusive, é feito por um fonoaudiólogo habilitado. O teste é simples, rápido e indolor, em que o paciente entra em uma cabine acústica isenta de ruídos do ambiente. Há dois tipos que são mais usados na prática: o vocal e o tonal.
O mercado de trabalho para os profissionais em Audiologia está favorável, em razão do envelhecimento populacional, fazendo com que a necessidade nessa área aumente. Em paralelo a isso, essa situação também é detectada entre crianças e adolescentes (atualmente, o aumento da perda de adição nesses grupos populacionais se torna uma preocupação), ocasionada, por exemplo, pelo uso incorreto de fones de ouvido. O especialista da área ainda pode atuar no campo da pesquisa, na construção de próteses auditivas e em grupos multidisciplinares na carreira acadêmica.
Agora que você já sabe mais informações sobre o que é Audiologia Clínica, aproveite para conhecer mais sobre os cursos. Visite o site da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e fique por dentro de mais informações!
Foto: Reprodução/Freepik/prostooleh