Motivos para fazer uma Especialização em Disfagia

O fonoaudiólogo especialista em disfagia é o responsável por detectar alterações na função da deglutição e reabilitar pacientes quando houver alterações.

O cenário atual aponta escassez de profissional capacitado em território nacional, pela não obrigatoriedade da disfagia como competência específica nas diretrizes curriculares nacionais vigentes para a graduação, somada ao reduzido número de cursos de pós-graduação lato sensu, sem prática.

Assim, o curso de Pós-Graduação em Especialização em Disfagia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) tem por finalidade atender à crescente demanda profissional para atuação com a deglutição e seus distúrbios. 

Onde o especialista pode atuar?

Após concluir uma Especialização em Disfagia, o profissional estará preparado para trabalhar em diversas áreas relacionadas à avaliação, tratamento e gerenciamento de distúrbios de deglutição.

Faça sua especialização na Faculdade da Santa Casa de São Paulo

O curso de Pós-Graduação em Especialização em Disfagia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é oferecido para fonoaudiólogos graduados. A especialização oferece capacitação técnica para o manejo clínico e de gestão de equipes em diferentes cenários e equipamentos de saúde, do neonato ao idoso.

Dentre os diferenciais estão:

  • Formação teórico-prática apoiada nas melhores evidências científicas, por meio de metodologias ativas de ensino, com destaque para a metodologia baseada em estudo de caso em todos os módulos, com corpo docente referência nacional e internacionalmente na área;
  • Como diferencial, temos o estágio, e esse curso oferece a maior carga horária e diversidade de atividade prática em comparação aos concorrentes, contemplando todos os cenários de atuação prática na área;
  • As atividades práticas estão previstas nas unidades de internação comum, de cuidados críticos e ambulatorial na Clínica de Fonoaudiologia da ISCMSP, no Hospital da ISCMSP, no Hospital São Luiz Gonzaga e Hospital Geriátrico D Pedro II, também haverá vagas para estágio no Hospital SEPACO na internação de adultos/idosos e pediátrica.

Com 600h de carga horária, o curso oferece aulas teóricas, estágios práticos supervisionados e discussão de caso clínico. Veja o depoimento da coordenadora de curso, a Profª Dra. Marina Padovani. 

Ao final do curso, o fonoaudiólogo estará apto a:

  • Intervir de forma preventiva, diagnóstica, terapêutica e para manutenção de cuidados e conforto em disfagia.
  • Capacitar e participar em equipe multiprofissional para desenvolvimento e aplicação de protocolos institucionais, de prioridades na reabilitação, com desenvolvimento de planos terapêuticos em equipe, reconhecendo as diferenças e condições mais prevalentes em cada ciclo de vida.
  • Além de compreender a gestão de serviços de saúde relacionados aos distúrbios de deglutição, com o correspondente impacto de indicadores para tomada de decisões.

GOSTOU DESSE CURSO? INSCREVA-SE PARA A TURMA DE 2024!