O impacto da Inteligência Artificial na Radiologia

A Inteligência Artificial, quando conectada à Radiologia, pode trazer muitas vantagens para o dia a dia clínico. Assim, ambas as áreas são essenciais para o setor da saúde. De início, os sistemas inteligentes tiveram maior relevância na Medicina devido às inovações que deixaram as rotinas operacionais mais fáceis, desde o armazenamento de dados até o uso de algoritmos de diagnósticos, por exemplo.

A Radiologia, por sua vez, é um setor que segue as práticas de saúde desde o começo das atividades. Porém, as atualizações que estabeleceram a integração da Inteligência Artificial e Radiologia foram mais frequentes nos últimos anos, a partir da adoção de ferramentas digitais e sistemas de exames computadorizados. 

O setor radiológico foi um dos primeiros a entrar no cenário digital e, atualmente, já acompanha softwares inteligentes e soluções de diagnóstico. Isso faz com que o cenário já mostre a utilização de ferramentas de leitura automática, identificação de dados por meio de imagens e envio de resultados por sistema digital, aprimorando cada vez mais as práticas de radiologia convencionais. 

Desafios da Inteligência Artificial 

Hoje, um dos desafios centrais da Inteligência Artificial é a adesão dos recursos em conjunto por conta de opiniões erradas de profissionais, uma vez que os sistemas inteligentes são encarados como o futuro da operação em hospitais, enquanto a Radiologia, como prática médica, é vista como obsoleta. 

Isso faz com que muitos profissionais fiquem receosos pela profissão. No entanto, é essencial deixar claro que a situação deve ser vista por outro ângulo, já que a Inteligência Artificial e a Radiologia são complementares. Ambas possuem funções diferentes, considerando que os sistemas inteligentes apenas podem realizar a localização de dados e promoção de diagnósticos, e os profissionais são essenciais para a interpretação dos feedbacks e formulação de um laudo exato. 

Vantagens da união entre Inteligência Artificial e Radiologia 

Alguns benefícios da união entre essas duas áreas são:

  • Capacidade diagnóstica ampliada;
  • Diminuição do tempo de entrega dos resultados;
  • Ajuda no diagnóstico de pacientes;
  • Redução de possíveis objeções clínicas;
  • Localização de padrões em exames.

Vale ressaltar que a Inteligência Artificial e a Radiologia podem, sim, atuar em conjunto, e essa é uma realidade já vista em vários setores.

Conheça a Faculdade da Santa Casa de SP

Aprofunde seus conhecimentos! Confira outros conteúdos como este no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e saiba mais sobre nossos cursos.