Cursos tecnólogos, como o de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos, oferecidos pela Faculdade da Santa Casa de SP, são considerados uma graduação e as áreas estão em constante expansão. Para realizar uma pós, pode ser um tecnólogo, mas não um técnico. O Censo da Educação de 2010 confirma o aumento de matrículas em cursos tecnólogos nos últimos dez anos. No ano de 2001, foram registradas 69.797 matrículas; já em 2010, 781.609. O resultado é oriundo dos investimentos na educação profissional de nível superior, essencialmente pela iniciativa privada e pelo crescimento de instituições federais de educação tecnológica.
Dentre as áreas do conhecimento com maior expansão, estão: gerenciamento e administração, com 343,7 mil matrículas; áreas que matricularam mais estudantes foram as de processamento da informação, com 66,6 mil alunos (8,5%); de ciência da computação, com 51,4 mil (6,6%), e de marketing e publicidade, 47,9 mil (6,1%).
Quatro novos cursos passaram a fazer parte do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia: produção cultural, mecânica de precisão, biocombustíveis e agroecologia. Essa lista oferece títulos de tecnólogo, ou seja, de nível superior, e possuem carga horária mínima de 2,4 mil horas.
Sendo assim, mesmo que o curso tecnólogo esteja alocado em uma categoria distinta da graduação, é, sim, curso superior. Ou seja, caso os cursos, como os da Faculdade da Santa Casa de SP, tiverem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), é validado como de nível superior. O diploma do curso tecnólogo tem a mesma validade dos demais tipos de graduação.
Dentre as áreas dos cursos tecnólogos, podemos destacar:
Confira outros conteúdos como este no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e saiba mais sobre os nossos cursos.