Saiba mais sobre a Neuropsicologia e como se tornar um neuropsicólogo

Você sabe o que é Neuropsicologia?

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia, responsável por estudar e compreender a forma como o cérebro afeta as funções cognitivas. Dentre essas funções, podemos citar a memória, atenção, capacidade de julgamento, o raciocínio, as emoções e o comportamento. O objetivo da Neuropsicologia é compreender a função dos sistemas cerebrais em formas complexas de atividades da mente. 

O que é Neuropsicologia?

Dessa forma, a Neuropsicologia realiza uma interface com a Neurologia, interessada nas relações estruturais e funcionais do cérebro com o comportamento dos seres humanos, com foco em Neurociência Cognitiva. A área é nova, oriunda do avanço do conhecimento científico a respeito do funcionamento do cérebro, preocupada com aspectos qualitativos e associada às lesões e aos aspectos globais quantitativos, sem referência direta a uma estrutura neuronal subjacente.

Campos de atuação da Neuropsicologia

Conheça também os campos de atuação da Neuropsicologia:

  • Neuropsicologia clínica;
  • Reabilitação de perdas de funções de base cerebral;
  • Acadêmico.

Conhecendo o neuropsicólogo

O profissional da Neuropsicologia tem como função realizar a avaliação, investigação e criação de hipóteses, para que seja feito um plano de tratamento para o indivíduo, em conjunto com equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde. Alguns especialistas do setor atuam como pesquisadores em análises cerebrais, unidos com o desempenho cognitivo e comportamento, além de atuarem também no cenário clínico. 

Existem alguns quadros que, geralmente, requerem a participação do profissional da área: demência, doença de Parkinson e Alzheimer, lesões no cérebro, transtornos de aprendizagem e deficiências cognitivas com impactos ruins nos relacionamentos interpessoais e outros âmbitos.

O relatório do perfil neuropsicológico do indivíduo é realizado por testes, avaliações, análise clínica e entrevistas. Com os resultados em mãos, o médico, ou outro especialista de saúde, recomenda o tratamento certo, como reabilitação e terapia. A atuação do neuropsicólogo é multidisciplinar. 

A ética é um dos valores buscados em um profissional de Neuropsicologia. Além disso, as pessoas da área devem ter interesse pelas pessoas, atenção, observação, conexão com pacientes, capacidade analítica, pensamento crítico e uma rotina de estudos frequente. O neuropsicólogo pode atuar em clínicas, hospitais, instituições de ensino e no diagnóstico de pessoas em processos judiciais, com foco na avaliação do paciente ou reabilitação.

Para se tornar um profissional de Neuropsicologia, é preciso que o psicólogo formado realize uma especialização de dois anos. Além disso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) permite que o profissional solicite a sua habilitação após 5 anos de experiência comprovada no setor ou após aprovação em concurso público de provas e títulos (apenas para profissionais inscritos no Conselho por dois anos, no mínimo). A pós-graduação em Neuropsicologia é uma alternativa.

Está por dentro sobre o que é Neuropsicologia? Aproveite e conheça ainda mais: acesse o blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Foto: Reprodução/Freepik/DCStudio