Saiba mais sobre a Neuropsicologia e como se tornar um neuropsicólogo

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia, responsável por estudar e compreender a forma como o cérebro afeta as funções cognitivas. Dentre essas funções, podemos citar a memória, atenção, capacidade de julgamento, o raciocínio, as emoções e o comportamento. O objetivo da Neuropsicologia é compreender a função dos sistemas cerebrais em formas complexas de atividades da mente.

Para se tornar um profissional de Neuropsicologia, é preciso que o psicólogo formado realize uma especialização de dois anos, como a Pós-graduação em Neuropsicologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Além disso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) permite que o profissional solicite a sua habilitação após cinco anos de experiência comprovada no setor ou, nos casos de profissionais inscritos no CFP por, no mínino, dois anos, após aprovação em concurso público de provas e títulos.

A seguir, explicaremos o que é Neuropsicologia, quais são as áreas de atuação e como funciona a pós-graduação da FCMSCSP.

O que é Neuropsicologia?

A Neuropsicologia realiza uma interface com a Neurologia, interessada nas relações estruturais e funcionais do cérebro com o comportamento dos seres humanos, com foco em Neurociência Cognitiva. A área é nova, oriunda do avanço do conhecimento científico a respeito do funcionamento do cérebro, preocupada com aspectos qualitativos e associada às lesões e aos aspectos globais quantitativos, sem referência direta a uma estrutura neuronal subjacente.

Campos de atuação da Neuropsicologia

O profissional que se especializar em Neuropsicologia encontrará um mercado de trabalho com alta demanda e diversas áreas de atuação. Os  principais campos de atuação são: Neuropsicologia clínica; Reabilitação de perdas de funções de base cerebral; e Acadêmico.

A Neuropsicologia Clínica busca identificar e tratar déficits cognitivos e psicológicos decorrentes de lesões ou doenças que afetam o funcionamento cerebral. O neuropsicólogo auxilia no diagnóstico diferencial de diversas patologias, na avaliação pré e pós-cirúrgica da neurocirurgia, no acompanhamento clínico de pacientes, na orientação de outros profissionais, e etc.

O neuropsicólogo também pode atuar na reabilitação de pacientes ao aplicar estratégias e exercícios para estimular e reabilitar as funções cerebrais.

Por fim, a terceira área de atuação para o neuropsicólogo é a acadêmica. Assim, o profissional pode atuar com pesquisa científica e como docente em instituições de ensino. No campo da pesquisa, a neuropsicologia analisa como o comportamento e a cognição humana são influenciados pelo funcionamento do cérebro.

Além dessas possibilidades, o neuropsicólogo poderá atuar em: centros de acolhida; ambulatórios; clínicas; hospitais; escolas; diagnóstico diferencial de desordens mentais; desenvolvimento e elaboração de materiais e instrumentos que irão auxiliar no diagnóstico; pesquisa; instituições de ensino.

Conhecendo o neuropsicólogo

O profissional da Neuropsicologia tem como função realizar a avaliação, investigação e criação de hipóteses, para que seja feito um plano de tratamento para o indivíduo, em conjunto com uma equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde. Alguns especialistas do setor atuam como pesquisadores em análises cerebrais, unidos com o desempenho cognitivo e comportamento, além de atuarem também no cenário clínico. 

Existem alguns quadros que, geralmente, requerem a participação do profissional da área, como, por exemplo: demência, doença de Parkinson e Alzheimer, lesões no cérebro, transtornos de aprendizagem e deficiências cognitivas com impactos ruins nos relacionamentos interpessoais e outros âmbitos.

O relatório do perfil neuropsicológico do indivíduo é realizado por testes, avaliações, análise clínica e entrevistas. Com os resultados em mãos, o profissional da saúde recomenda o tratamento adequado ao paciente, como reabilitação e terapia. Desta forma, a atuação do neuropsicólogo é multidisciplinar. 

A ética é um dos valores buscados em um profissional de Neuropsicologia. Além disso, as pessoas da área devem ter interesse pelas pessoas, deve ter atenção, uma boa observação, conexão com pacientes, capacidade analítica, pensamento crítico e uma rotina de estudos frequente. O neuropsicólogo pode atuar em clínicas, hospitais, instituições de ensino e no diagnóstico de pessoas em processos judiciais, com foco na avaliação do paciente ou reabilitação.

Especializa-se na Faculdade da Santa Casa de SP

A Pós-graduação em Neuropsicologia se propõe a capacitar psicólogos para atuar na área de Neuropsicologia em seus diversos contextos. A capacitação ocorre através da aquisição de sólido conhecimento teórico-prático.

Com 740h de carga horária total, o curso oferece um módulo de estudos clínicos e 320h de atividade prática supervisionada. O aluno é capacitado ao realizar avaliações neuropsicológicas, por meio de estágio nos ambulatórios disponibilizados e com supervisão individualizada de 2h de cada caso atendido.

A atividade prática ocorrerá dentro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), com pacientes da instituição que apresentam queixas cognitivas decorrentes de diferentes causas (dificuldades de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, pós-lesão no SNC, doenças neurológicas, transtornos psiquiátricos, entre outros).

Os objetivos do Curso são:

  • Capacitar o aluno a entender o surgimento da Neuropsicologia, sua inserção e abrangência;
  • Estudar detalhadamente cada função cognitiva e o modo como interagem entre si, para a compreensão do funcionamento cerebral;
  • Fornecer informações sobre as diversas patologias que afetam direta e indiretamente o Sistema Nervoso Central;
  • Dar subsídios para que o aluno possa realizar avaliação e intervenção neuropsicológica, conhecendo os diversos instrumentos disponíveis;
  • Atuar em equipes interdisciplinares, realizar pesquisas e atendimento assistencial.

GOSTOU DO CURSO? CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA A TURMA DE 2024!

Foto: Reprodução/Freepik/DCStudio