A Reabilitação Neurofuncional é a junção de estratégias usadas no tratamento de doenças e disfunções que atingem o Sistema Nervoso. A especialidade trata o paciente de forma multidisciplinar, permitindo a recuperação de desordens neurológicas, cognitivas e motoras. Ou seja, é por meio desta reabilitação que o indíviduo pode retornar à capacidade de falar, andar, correr, se vestir, bem como outras atividades diárias, que podem ser reduzidas ou perdidas em razão de lesões na coluna ou por outros motivos.
A Reabilitação Neurofuncional também permite prevenir agravos do quadro clínico, estimulando a rápida recuperação das capacidades do indivíduo. Como atua na melhora do Sistema Nervoso, os movimentos praticados durante a reabilitação não são trabalhados isoladamente, objetivando, portanto, estímulos de membros superiores e inferiores, rotas metabólicas, trabalhos progressivos e preventivos.
Este tratamento utiliza de alguns recursos, como a atividade física orientada, para recuperar a integridade funcional de algum segmento. Nas estratégias, estão incluídas, por exemplo, atividades de condicionamento, coordenação e força, sendo uma maneira de propiciar liberdade às pessoas, a redução de sintomas e o aperfeiçoamento de movimentos.
Além disso, a reabilitação neurofuncional é realizada com a ajuda de alguns materiais, como elásticos, bolas, halteres, cama elástica e bastões, corrigindo limitações, melhorando o desempenho do músculo e fazendo com que os resultados sejam percebidos mais rapidamente, quando comparada à reabilitação convencional. O foco é chegar em um número elevado de estímulos.
O profissional que deseja atuar por meio da Reabilitação Neurofuncional deve especializar-se em Fisioterapia Neurofuncional, como o curso de pós-graduação oferecido pela Faculdadede Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
O fisioterapeuta neurofuncional desempenha um papel importantíssimo no tratamento de enfermidades e alterações no sistema nervoso. Desta forma, a demanda para profissionais especialistas nesta área é alta e pode ser solicitada em diversos espaços como, por exemplo, hospitais, clínicas, escolas para pessoas com deficiência, home care, asilos, entre outros.
Agora que você sabe um pouco mais sobre este importante tratamento e onde atuar, saiba mais sobre o curso de Pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional da Faculdadede Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e especialize-se na área.
Com 1900h de carga horária, o curso fornece conhecimentos, por meio da prática clínica e ensino teórico, aos fisioterapeutas que desejam atuar na área. Dentre os principais objetivos estão:
A pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional oferece duas opções de turma: uma no período matutino, outra no período vespertino. O profissional que realizar este curso se depara com uma rica infraestrutura para melhor capacitá-lo. Esta infraestrutura conta com salas de aulas, auditórios, laboratórios de informática, fisiologia, cinesioterapia, eletroterapia, mecanoterapia, habilidades técnicas, ventilação mecânica, morfologia, multidisciplinar, patologia, centro de ensino em simuladores e centro de ensino e treinamento e laboratório de análise de marcha 3D com 12 câmeras.
Além disso, o aluno poderá fazer os estágios práticos “Reabilitação Adulto Ambulatório”, “Reabilitação Adulto Enfermaria”, “Reabilitação Pediátrica Ambulatório” e “Reabilitação Pediátrica Enfermaria” tanto na clínica escola localizada no Hospital da Santa Casa de São Paulo, quanto em Unidades Básicas de Saúde (UBS) parceiras.
GOSTOU DO CURSO? INSCREVA-SE PARA A PRÓXIMA TURMA!
Foto: Reprodução/Freepik/superohmo