A realidade do curso de Medicina é muito mais do que salvar vidas ou da dificuldade do trajeto. Segundo o Censo da Educação 2018, o curso estava dentre as 10 graduações mais procuradas do Brasil, com uma duração média de seis anos. O objetivo é fornecer capacitação dos profissionais para agirem no processo de saúde-doença dos pacientes, em aspectos como recuperação, reabilitação e prevenção, pela assistência integral na promoção de saúde.
Considerado o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo, o Hospital Central da Santa Casa passou a sediar a Faculdade, oficialmente, a partir de 1963. A Faculdade já nasceu com uma proposta moderna. Um dos seus fundadores, o Prof. Dr. Emilio Athié, visitou escolas de Medicina nos EUA com o objetivo de trazer para a nova faculdade as melhores práticas de ensino. A FCMSCSP foi a primeira faculdade a ter dois anos de internato, a adotar um modelo baseado por departamentos, sem cátedras.
A FCMSCSP continua à frente na formação dos profissionais das ciências da saúde, especialmente no que se refere à nova grade curricular do curso de Medicina. Busca-se um ensino baseado em competências, por meio da ampliação da prática médica e com um apoio pedagógico ainda maior aos futuros profissionais. O novo currículo de medicina considera o contexto social em que as pessoas vivem como um elemento decisivo na formação de cidadãos e profissionais médicos.
O médico graduado pela FCMSCSP desenvolve, durante a sua formação, conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar com compromisso, responsabilidade social, profissionalismo e sólida formação científica. O egresso é estimulado a atuar de forma interprofissional e a olhar com atenção, humanidade, empatia e competência a saúde integral dos cidadãos. Assim, fortalecemos ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.
No processo formativo, o ensino centrado no aluno considera a determinação social do processo saúde-doença como a base do conhecimento médico, estruturando-se a partir do compromisso com a comunidade, respeito à diversidade, aos direitos humanos e aos princípios éticos da profissão.
O currículo baseado em competências manteve as fortalezas tradicionais do curso e implementou inovações. Com modelo centrado no estudante, diversidade de métodos de ensino, foco em competências, maior integração curricular e flexibilidade, a matriz é construída com três eixos:
1) Fundamentos e método científico,
2) Humanismo e visão de direitos;
3) Prática médica de ponta a ponta.
A formação baseia-se na tríade de ensino, pesquisa e extensão como elementos indissociáveis ao processo de ensino-aprendizagem. Há uma integração das disciplinas no desenvolvimento de programas e projetos de extensão e para o desenvolvimento de EPAs, sigla do inglês que é traduzida como Atividades Profissionais Confiáveis, que visam garantir a competência do egresso em atividades médicas profissionais.
Desde 2018, somos acreditados pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) do Conselho Federal de Medicina. Essa certificação é reconhecida pelo World Federation of Medical Education, indicando que nosso curso tem padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente.
As nossas credenciais possibilitam estágios e intercâmbios internacionais em renomadas escolas médicas.
Cerca de 90% dos egressos do curso são aprovados nos exames de residência médica. Egressos do curso e, especialmente docentes, são reconhecidos pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referências na área da saúde, como educadores em saúde, ótimos profissionais com visão de direitos humanos, gestores e formadores de opinião.
Considerado um dos maiores centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso. Além disso, os alunos têm a sua disposição processos de simulação realística e uma boa prática pedagógica ao longo da graduação, assim, poderão formar profissionais éticos, preocupados com o social e prontos para atender a população de forma humanizada e individualizada.
Fundada em 1963, a FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do MEC. Apenas 2,3% se classificaram na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma das instituições de ensino mais tradicionais do país. Inicie sua carreira do jeito certo: em um local reconhecido pelo mercado e nota máxima no MEC.