Estágio/internato x residência: quais são as diferenças e por que fazer residência?

Internato e residência: você consegue identificar as diferenças?

O que é internato em Medicina?

O internato em Medicina constitui uma fase do curso que dura 2 anos e acontece nos últimos períodos da graduação. O objetivo é que os estudantes tenham experiência completamente prática, realizando atendimentos aos pacientes e sendo supervisionados por um médico, professor da faculdade. O internato é um exercício que funciona como um estágio obrigatório, regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC). Ao menos 35% do currículo do curso de Medicina precisa ser destinado ao internato, que pode ser feito em hospitais, unidades de saúde e clínicas credenciadas, a fim de que o estudante conheça a rotina de um médico. O internato não é uma atividade remunerada, mas, sim, uma atividade que compõe a grade curricular do curso de Medicina. 

Durante o internato, o estudante passa semanas ou meses aprendendo e atendendo uma especialidade com um grupo de colegas. Algumas áreas atendidas são: 

  • Ginecologia;
  • Obstetrícia;
  • Clínica médica;
  • Cirurgia;
  • Pediatria;
  • Saúde coletiva;
  • Saúde da família;
  • Urgência e emergência. 

Os estudantes examinarão pacientes e pensarão em hipóteses diagnósticas, supervisionados por professores. Dessa forma, conhecem casos clínicos, condutas para cada situação e sintomas. Por passarem por especialidades distintas, o estudante pode ter uma ideia da área que mais se assemelha aos seus objetivos na profissão, para poder escolher com mais certeza o caminho a seguir.

O que é a residência médica?

Já a residência médica é um programa de pós-graduação focado em médicos já formados, com registro profissional do Conselho Regional de Medicina (CRM). O objetivo é oferecer uma aprendizagem prática sobre o que acontece em hospitais, com a supervisão de especialistas. Para se tornar um médico especialista, é necessário passar pela residência médica, que pode durar de 2 a 5 anos, a depender da área. Na residência, os recém-formados possuem a chance de lidar com pacientes, casos clínicos e tirar dúvidas. Ao final, o médico recebe o título de especialização, podendo atuar na área legalmente, com cirurgias, consultas, procedimentos e prescrevendo medicamentos.

Diferença entre internato e residência

Mas, afinal, qual a diferença entre internato e residência?

O internato é uma fase que acontece durante o curso de Medicina; já a residência, após o médico estar formado e com o seu CRM em mãos. A residência é uma especialização, realizada em hospitais. No internato, o indivíduo passa por várias especialidades; na residência, apenas uma, recebendo uma remuneração para isso. 

Conheça a Faculdade da Santa Casa de SP

Confira outros conteúdos como este no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e saiba mais sobre o nosso curso de Medicina.