Onde um enfermeiro pode trabalhar?

A atuação da enfermagem é bastante ampla, em diversos contextos e áreas. Em geral, o trabalho está relacionado à assistência hospitalar, à educação continuada, aos serviços de internação em clínica médica, em saúde da mulher, a atividades em centro cirúrgico, a central de material esterilizado, pediatria, pronto-socorro, cuidados paliativos, transplantes, ambulatórios diversos, unidades e serviços laboratoriais, de reabilitação e outros.

Além disso, os profissionais da enfermagem podem ter atividades voltadas à atenção primária à saúde, na unidade de saúde da família e nas unidades básicas de saúde, bem como centros de atenção psicossocial. O egresso também poderá atuar na assistência voltada a consultorias individualizadas em aleitamento materno, em tratamento de feridas, tratamento de pé diabético, dor, terapias integrativas e outras. Há oportunidades também em outras áreas voltadas à pesquisa e formação em saúde. A profissão é uma das mais tradicionais, exigindo dedicação aos estudos. O profissional é essencial no atendimento de pacientes com os mais diferenciados estados de saúde.

Enfermeiros podem trabalhar em:

• Hospitais;
  • Atendimento em residências;
  • Ambulâncias;
  • UPAS;
  • Enfermagem geral;
  • Enfermagem home care;
  • Enfermagem médico-cirúrgica;
  • Enfermagem obstétrica;
  • Enfermagem de resgate;
  • Enfermagem do trabalho;
  • Docência;
  • Enfermagem em práticas integrativas e complementares;
  • Enfermagem em cardiologia e hemodinâmica;
  • Enfermagem dermatológica;
  • Assistência de enfermagem em anestesiologia;
  • Enfermagem em central de material e esterilização;
  • Enfermagem em neurologia e neurocirurgia.

Quais as especializações de Enfermagem?

Um enfermeiro pode se especializar em diversas áreas:

• Psiquiatria;
  • Pediatria e neonatologia;
  • Enfermagem forense;
  • Geriatria;
  • Enfermagem de resgate;
  • Emergência;
  • Urologia.

Piso salarial de um enfermeiro

Segundo o Guia de Profissões da Catho, a média salarial de um enfermeiro é R$ 3.644,62. Um enfermeiro obstetra ganha, em média, R$ 4790,17. Já o nefrologista, cerca de R$ 2203,59. A seguir, separamos mais alguns cargos e salários da área:

• Auditor: R$ 4.050,49;
  • Chefe: R$ 3.384,44;
  • Em educação continuada: R$ 3.998,91;
  • Em UTI: R$ 3.730,77;
  • No setor do trabalho: R$ 3.616,10;
  • Estomaterapeuta: R$ 2.396,82;
  • Responsável Técnico: R$ 3.384,18;
  • Visitador (home care): R$ 3259,80.

Áreas consideradas como o futuro da Enfermagem

Conheça os setores considerados como o futuro da profissão!

• Enfermagem aeroespacial;
  • Enfermagem forense;
  • Enfermagem em genética e genâmica;
  • Gestão de equipes;
  • Controle de processos;
  • Saúde da família.

Conheça a Faculdade da Santa Casa de SP

Confira outros conteúdos como este no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e saiba mais sobre os nossos cursos.