Quais são os campos de atuação em Medicina?

O curso de Medicina atrai muitos estudantes, mesmo sendo considerado como um curso estressante e concorrido. A profissão é buscada, entre outros motivos, por conta do sonho de realização de missão pessoal, reconhecimento profissional e também da boa remuneração. Dentre as competências do profissional, inclui-se a análise e tratamento de disfunções e moléstias, bem como a escolha de procedimentos preventivos. O médico faz diagnósticos, consultas, exames, prescreve medicamentos, opta por procedimentos cirúrgicos, dentre outros. O estudante pode optar se especializar entre uma lista com diversas áreas, mas é essencial permanecer atualizado sobre os assuntos no setor.

O curso de Medicina

O curso de Medicina é um dos mais longos do país. No começo, os alunos cursam disciplinas do ciclo básico do curso, nas áreas biológicas, como Bioquímica, Biologia e Anatomia, Neurofisiologia, Genética, Fisiologia, Imunologia, Microbiologia, Patologia e outras. Após o terceiro ano, os alunos passam por matérias profissionalizantes e também por aulas práticas. Após a conclusão do curso, há a residência médica, que pode durar de dois a cinco anos, a depender da especialidade escolhida. Para esse momento, há processo seletivo e uma bolsa do Ministério da Educação é dada ao residente. Em suma, o Bacharelado pode durar 12 meses.

Possibilidades de atuação em Medicina

O graduado no curso pode trabalhar no serviço público, como em Unidades Básicas de Saúde, postos e ambulatórios. Além disso, também há a possibilidade de atuação na iniciativa privada, em consultórios particulares ou também em áreas administrativas, com estudo, planejamento e implementação de ações e políticas de saúde. Médicos também podem atuar em empresas, clínicas, escolas, clubes e no setor de pesquisa.

Os campos de atuação são:

• Saúde pública;
  • Medicina do trabalho;
  • Dermatologia;
  • Cardiologia;
  • Oncologia;
  • Pediatria;
  • Ginecologia e obstetrícia;
  • Radiologia;
  • Pneumologia;
  • Geriatria;
  • Endocrinologia;
  • Ortopedia;
  • Angiologia;
  • Cirurgia plástica;
  • Infectologia.

Além disso, também é importante ressaltar que os formandos em Medicina têm a oportunidade de trabalhar com diversos tipos de serviços de saúde por meio de diferentes modalidades de atuação, da assistência mais direta ao paciente até à pesquisa de ponta para desenvolvimento de novos tratamentos.

A Medicina tem a missão de cuidar da saúde da população, desde a atenção primária – que tem importante relação com o bem-estar social e os cuidados de saúde coletiva – até aos cenários de complexidade extrema no âmbito clínico ou cirúrgico. O médico poderá atuar assistencialmente auxiliando pacientes, como pesquisador, dedicar-se à docência ou mesmo planejar sua carreira para o cuidado da saúde pública. A profissão oferece, então, inúmeras oportunidades de carreira e crescimento profissional multifacetário.

Conheça a Faculdade da Santa Casa de SP

Confira outros conteúdos como este no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e saiba mais sobre o nosso curso de Medicina.