Motivos para fazer uma Especialização em Disfagia

O fonoaudiólogo especialista em disfagia é o responsável por detectar alterações na função da deglutição e reabilitar pacientes quando houver alterações.

Além disso, o cenário atual aponta escassez de profissional capacitado em território nacional, pela não obrigatoriedade da disfagia como competência específica nas diretrizes curriculares nacionais vigentes para a graduação, e somada ao reduzido número de cursos de pós-graduação lato sensu, sem prática.

Assim, o curso de Pós-Graduação em Especialização em Disfagia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) tem por finalidade atender à crescente demanda profissional para atuação com a deglutição e seus distúrbios. Portanto, esta especialização visa qualificar ainda mais os profissionais da área.

Onde o especialista pode atuar?

Após concluir uma Especialização em Disfagia, o profissional estará preparado para trabalhar em diversas áreas relacionadas à avaliação, tratamento e gerenciamento de distúrbios de deglutição. Além disso, ele poderá atuar em diferentes cenários de saúde, tanto no setor público quanto privado.

Faça sua especialização na Faculdade da Santa Casa de São Paulo

O curso de Pós-Graduação em Especialização em Disfagia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é oferecido para fonoaudiólogos graduados. Ademais, a especialização oferece capacitação técnica para o manejo clínico e de gestão de equipes em diferentes cenários e equipamentos de saúde, do neonato ao idoso.

Dentre os diferenciais estão:

  • Primeiramente, formação teórico-prática apoiada nas melhores evidências científicas, por meio de metodologias ativas de ensino, com destaque para a metodologia baseada em estudo de caso em todos os módulos, com corpo docente referência nacional e internacionalmente na área;
  • Como diferencial, temos o estágio, e esse curso oferece a maior carga horária e diversidade de atividade prática em comparação aos concorrentes, contemplando todos os cenários de atuação prática na área;
  • As atividades práticas estão previstas nas unidades de internação comum, de cuidados críticos e ambulatorial na Clínica de Fonoaudiologia da ISCMSP, no Hospital da ISCMSP, no Hospital São Luiz Gonzaga e Hospital Geriátrico D Pedro II, além disso, haverá vagas para estágio no Hospital SEPACO na internação de adultos/idosos e pediátrica.

Com 600h de carga horária, o curso oferece aulas teóricas, estágios práticos supervisionados e discussão de caso clínico. Veja o depoimento da coordenadora de curso, a Profª Dra. Marina Padovani. 

Ao final do curso, o fonoaudiólogo estará apto a:

  • Intervir de forma preventiva, diagnóstica, terapêutica e para manutenção de cuidados e conforto em disfagia.
  • Capacitar e participar em equipe multiprofissional para desenvolvimento e aplicação de protocolos institucionais, de prioridades na reabilitação, com desenvolvimento de planos terapêuticos em equipe, reconhecendo as diferenças e condições mais prevalentes em cada ciclo de vida.
  • Além de compreender a gestão de serviços de saúde relacionados aos distúrbios de deglutição, com o correspondente impacto de indicadores para tomada de decisões.

GOSTOU DESSE CURSO? INSCREVA-SE PARA A TURMA DE 2024!